Celina Maria Ramos Arruda Macedo. Efeitos do letramento tardio sobre a organização do conhecimento
semântico. 01/08/2003 1v. 267p. Doutorado.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - LINGÜÍSTICA
Orientador(es):
José Junçá de Morais
Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central
Palavras - chave:
Letramento,
Psicolingüística experimental, Memória semântica
Área(s) do conhecimento:
PSICOLINGUÍSTICA
Banca examinadora:
José Junçá de Morais
Linha(s) de pesquisa: Aquisição e
Processamento da Linguagem
Esta linha vê a linguagem sob dois enfoques, da aquisição e do
processamento, tanto do ponto de vista teórico, examinando modelos, como do
ponto de vista experimental, testando modelos.
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
Esta tese, focalizando o efeito do letramento
tardio sobre a organização do conhecimento semântico, teve por objetivo
evidenciar a influência do letramento nas capacidades
cognitivas, em particular naquelas relacionadas com a linguagem e o
conhecimento semântico. Para tanto, compararam-se três grupos de adultos -
iletrados rurais; iletrados urbanos; ex-iletrados - e, para situar esta
capacidade em referência ao desenvolvimento cognitivo, testaram-se crianças de
idades diferentes. No total foram investigados 187 sujeitos em quatro
experimentos. No experimento 1 Associações verbais das representações
semânticas lexicais: sinonímia, antonímia, identidade de categoria,
sintagmática, funcional e pessoal -, observou-se que todos os sujeitos
demonstraram mais facilidade para acessar as relações sintagmáticas do que as
paradigmáticas. Não houve diferença entre a população de iletrados, mas
observou-se o efeito do letramento: os ex-iletrados
demonstraram uma performance melhor que os iletrados. No experimento 2 - A
procura da informação semântica na memória de curto prazo: o paradigma de
relaxamento da interferência proativa - não houve
diferenças na performance entre as respostas dos grupos de crianças nem entre
as respostas dos grupos de adultos o que indica que o
relaxamento da interferência proativa não depende da
idade ou grau de letramento do sujeito. Para o
experimento 3 - A centralidade das características dos objetos e seres vivos
com distinção de traços sensoriais/funcionais - os
resultados sugeriram que o letramento pode
influenciar a estrutura semântica dos nomes. Para o experimento 4 - A
utilização implícita da informação semântica: os efeitos de priming
semântico na tarefa de decisão lexical - houve confirmação de que o efeito foi
de relação entre palavras. No entanto, a diferença apareceu no caso das
palavras não-relacionadas, tornando-se difícil a interpretação teórica destes
achados. A questão fica