Maria Elena Martinez. De volta à escola:
escolarização e formas de sociabilidade dos jovens das camadas populares.
01/12/2006
1v. 198p. Doutorado. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - EDUCAÇÃO
Orientador(es): Vera Maria Ferrão Candau
Biblioteca Depositaria: DBD Central
Palavras - chave:
Jovens, sociabilidade e escolarização
Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
Pedro Benjamim Carvalho Silva Garcia
Linha(s) de pesquisa:
Processos Culturais, Instâncias de Socialização e a Educação Esta linha investiga a relação da educação com diferentes processos culturais e instâncias de socialização. Tematiza diversas práticas e concepções culturais e busca compreender a construção histórica e social das identidades e do conhecimento e seus usos
Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: CAPES
Dependência administrativa
Particular
Resumo tese/dissertação:
Esta tese tem por objetivo analisar as formas de sociabilidade de um conjunto de jovens, alunos e alunas do ensino médio para jovens e adultos da Argentina. Resume as principais questões ao redor do tema dos jovens, suas práticas culturais e a relação com a escola surgidas de pesquisas feitas na Argentina e na América Latina durante a última década. Através de observações, questionários e entrevistas, examina o impacto social das mudanças em relação às configurações familiares e aos grupos de pares, na perspectiva dos trabalhos de Pierre Bourdieu e Bernard Lahire. Junto isso, considera o lugar das novas tecnologias de informação e comunicação na configuração das novas juventudes das camadas populares, um fenômeno emergente que tem cada vez mais incidência. A análise teve como finalidade compreender o conjunto de disposições vinculadas às formas de sociabilidade que podem explicar, em parte, a permanência no processo de escolarização e as múltiplas estratégias na tentativa de escapar da desfiliação escolar no ensino médio. Uma contribuição da pesquisa é mostrar um repertorio de disposições que ligam a sociabilidade à escolaridade e outras que, formando parte importante da vida dos jovens, não são reconhecidas nem pelas políticas nem pelas práticas educativas. Essas últimas podem ser pistas para pensar sobre as condições de possibilidade de mudanças nas políticas de escolarização que visem favorecer a finalização dos estudos nas camadas populares ao mesmo tempo em que uma educação baseada em princípios de justiça e reconhecimento para os novos jovens.