ARLETE MARIA FEIJÓ SALCIDES. Histórias de Trabalhadores Rurais se cruzando no passado e no presente: Alfabetização de Adultos – Uma análise das práticas de “colonizadores” e “colonizados”. 01/09/2005

 1v. 125p. Doutorado. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): NILTON BUENO FISCHER

 Biblioteca Depositaria: Biblioteca Setorial de Educação

 

Palavras - chave:

 Educação de Adultos; alfabetização; educação do campo

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO RURAL

 

Banca examinadora: 

 NILTON MULLET PEREIRA

 

Linha(s) de pesquisa:

 EIXO TEMÁTICO 2: POLÍTICAS DE FORMAÇÃO, POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO  Voltado para as políticas que atravessam o campo da educação nas suas mais variadas intencionalidades e nos múltiplos campos do fazer-pensar em que se projeta o ato educativo.

 

Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação:

  CNPq

 

Dependência administrativa

  Federal

 

Resumo tese/dissertação:

 Esta pesquisa que tem como tema a alfabetização de trabalhadores rurais, portugueses e brasileiros, mais especificamente, os significados e sentidos que regulam e orientam as ações desses sujeitos na direção de aderir a projetos de alfabetização a eles destinados ou evadir dessas classes. Proponho uma reflexão que busca romper com visões nas quais os sentidos e a constituição do alfabetismo são quase homogeneamente pressupostos por estudiosos e educadores, preferindo concebê-los como focos de pesquisa e investigação. Nessa perspectiva, acredito que um estudo sobre modos singulares de existência e projetos pessoais e coletivos de vida nas sociedades rurais em que inserem, a partir de uma análise da história de vida de trabalhadores rurais que vivem em assentamentos da reforma agrária nos Estados de Goiás e Pará, no Brasil, e de trabalhadores rurais da Região Norte de Portugal, busco lançar novas luzes à histórica correlação entre desenvolvimento econômico e educação, contribuindo para ampliar a compreensão de educadores e agentes governamentais envolvidos na análise e na formulação de programas que tenham por finalidade a inclusão de trabalhadores rurais em espaços formais de educação.