ARLETE MARIA FEIJÓ SALCIDES. Histórias
de Trabalhadores Rurais se cruzando no passado e no presente: Alfabetização de
Adultos – Uma análise das práticas de “colonizadores” e “colonizados”.
01/09/2005
1v. 125p. Doutorado. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - EDUCAÇÃO
Orientador(es): NILTON BUENO FISCHER
Biblioteca Depositaria: Biblioteca Setorial de Educação
Palavras - chave:
Educação de Adultos; alfabetização; educação do campo
Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO RURAL
Banca examinadora:
NILTON MULLET PEREIRA
Linha(s) de pesquisa:
EIXO TEMÁTICO 2: POLÍTICAS DE FORMAÇÃO, POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO Voltado para as políticas que atravessam o campo da educação nas suas mais variadas intencionalidades e nos múltiplos campos do fazer-pensar em que se projeta o ato educativo.
Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação:
CNPq
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
Esta pesquisa que tem como tema a alfabetização de trabalhadores rurais, portugueses e brasileiros, mais especificamente, os significados e sentidos que regulam e orientam as ações desses sujeitos na direção de aderir a projetos de alfabetização a eles destinados ou evadir dessas classes. Proponho uma reflexão que busca romper com visões nas quais os sentidos e a constituição do alfabetismo são quase homogeneamente pressupostos por estudiosos e educadores, preferindo concebê-los como focos de pesquisa e investigação. Nessa perspectiva, acredito que um estudo sobre modos singulares de existência e projetos pessoais e coletivos de vida nas sociedades rurais em que inserem, a partir de uma análise da história de vida de trabalhadores rurais que vivem em assentamentos da reforma agrária nos Estados de Goiás e Pará, no Brasil, e de trabalhadores rurais da Região Norte de Portugal, busco lançar novas luzes à histórica correlação entre desenvolvimento econômico e educação, contribuindo para ampliar a compreensão de educadores e agentes governamentais envolvidos na análise e na formulação de programas que tenham por finalidade a inclusão de trabalhadores rurais em espaços formais de educação.