MARIA DA GLORIA CARVALHO MOURA. TEORIZANDO
A PRÁTICA, CONSTRUINDO A TEORIA, UM DIÁLOGO COM A INCERTEZA: DESAFIOS PARA O
PROFESSOR DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 01/03/2006
1v. 111p. Doutorado. UNIVERSIDADE FEDERAL DO
RIO GRANDE DO NORTE - EDUCAÇÃO
Orientador(es): ADIR
LUIZ FERREIRA
Biblioteca Depositaria: BIBLIOTECA SETORIAL DO
CCSA
Palavras - chave:
Educação de jovens e adultos. Pesquisa
colaborativa
Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
ADIR LUIZ FERREIRA
FRANCISCO DE ASSIS PEREIRA
MARIA DO AMPARO BORGES FERRO
MARIA ESTELA COSTA HOLANDA CAMPELO
PATRICIA WHEBBER DE SOUZA OLIVEIRA
ROBERTO SIDNEI MACEDO
ROSÁLIA DE FÁTIMA E SILVA
Linha(s) de pesquisa:
1.1 PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E CURRÍCULO Investiga prát. pedag. desenv. nas instituições educat., a form. e desenvolv. de conceitos científicos, os proces.
ens. aprend. nas ciências
sociais, os fundam. e a prática da educaç. inclusiva,
especialmente para port. de necessidades educat. especiais.
Agência(s) financiadora(s) do
discente ou autor tese/dissertação: CAPES - Outros
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
Esta tese é o resultado de uma investigação
sobre a formação e a prática pedagógica do professor do Ensino Fundamental na
modalidade Educação de Jovens e Adultos-EJA. Trata-se
de uma pesquisa que analisa o processo cooperativo de formação continuada, como
estratégia de intervenção pedagógica, compartilhando experiências que provocam
a tematização da prática docente, favorecendo a compreensão e ressignificação dessa prática no contexto da sala de aula,
com vistas à sua transformação. O estudo é uma análise estrutural do processo
educativo sobre: EJA, aluno jovem e aluno adulto e a formação do educador,
centrando-se particularmente na complexidade da prática docente. A pesquisa
busca por meio da formação continuada, em um Espaço de Reflexão e Colaboração, a
compreensão do que vem a ser a EJA e o seu público alvo, desconstruindo
barreiras que foram sendo incorporadas ao longo da história, oferecendo
subsídios para a construção de uma proposta de trabalho que dê conta da
especificidade da EJA, pautada nos saberes e na experiência. A pesquisa adota
no campo metodológico uma perspectiva colaborativa e analisa, também, as
interações entre pesquisadora e colaboradores, no sentido de verificar as
relações interativas que se estabeleceram no percurso do estudo. A
fundamentação teórica se organiza em quatro blocos. O primeiro se volta para a
problemática da EJA, tendo como base os autores: Carrano,
Cury, Di Pierro, Herrera, Yreland, Moura, Paiva,
Ribeiro e Soares. O segundo trata da prática reflexiva, currículo, formação
profissional e profissionalidade docente com destaque
para: Altet, Canário, Dubar,
Ferreira, Freire, Macedo, Messina, Morin, Nóvoa, Perrenoud,
Sacristán, Smyth, Woods e Zabala. O terceiro
defende os princípios da pesquisa colaborativa, segundo: Desgagné,
Garrindo, Pimenta & Moura, Monteiro e Sacristán.
O quarto bloco, referente à análise do discurso, traz as propostas de Gill, Iñiguez, Maingueneau e Orlandi, que também
dão suporte, dentre outros, à análise interpretativa dos dados. A discussão da
análise dos dados aponta para a necessidade de se estabelecer uma relação
direta e linear entre a formação inicial e continuada do professor da EJA, com
foco na profissionalidade docente e uma abordagem
teórica e prática acerca da educação oferecida às pessoas jovens e adultas. Os
resultados evidenciam que a transformação da prática pedagógica é possível e
acontece em um movimento contínuo de construção, desconstrução
e reconstrução da ação realizada no cotidiano da sala de aula, desde que a
escola reserve espaço às experiências de pertencimento e os professores em
CO-laboração, identifiquem os desafios e os transformem em situações de
aprendizagem, assumindo os riscos que esta atitude implica. Permitindo-se
sentir a emoção do valor da experiência, com liberdade para pensar, errar,
expor idéias, concordar e discordar, posto que mudar é possível, desde que se
tenha predisposição para RE-começar.