MARIA DA GLORIA CARVALHO MOURA. TEORIZANDO A PRÁTICA, CONSTRUINDO A TEORIA, UM DIÁLOGO COM A INCERTEZA: DESAFIOS PARA O PROFESSOR DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 01/03/2006

 1v. 111p. Doutorado. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): ADIR LUIZ FERREIRA

 Biblioteca Depositaria: BIBLIOTECA SETORIAL DO CCSA

 

Palavras - chave:

 Educação de jovens e adultos. Pesquisa colaborativa

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO

 

Banca examinadora: 

 ADIR LUIZ FERREIRA

 

 FRANCISCO DE ASSIS PEREIRA

 

 MARIA DO AMPARO BORGES FERRO

 

 MARIA ESTELA COSTA HOLANDA CAMPELO

 

 PATRICIA WHEBBER DE SOUZA OLIVEIRA

 

 ROBERTO SIDNEI MACEDO

 

 ROSÁLIA DE FÁTIMA E SILVA

 

Linha(s) de pesquisa:

 1.1 PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E CURRÍCULO  Investiga prát. pedag. desenv. nas instituições educat., a form. e desenvolv. de conceitos científicos, os proces. ens. aprend. nas ciências sociais, os fundam. e a prática da educaç. inclusiva, especialmente para port. de necessidades educat. especiais.

 

Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: CAPES - Outros 

 

Dependência administrativa

  Federal 

 

Resumo tese/dissertação:

 Esta tese é o resultado de uma investigação sobre a formação e a prática pedagógica do professor do Ensino Fundamental na modalidade Educação de Jovens e Adultos-EJA. Trata-se de uma pesquisa que analisa o processo cooperativo de formação continuada, como estratégia de intervenção pedagógica, compartilhando experiências que provocam a tematização da prática docente, favorecendo a compreensão e ressignificação dessa prática no contexto da sala de aula, com vistas à sua transformação. O estudo é uma análise estrutural do processo educativo sobre: EJA, aluno jovem e aluno adulto e a formação do educador, centrando-se particularmente na complexidade da prática docente. A pesquisa busca por meio da formação continuada, em um Espaço de Reflexão e Colaboração, a compreensão do que vem a ser a EJA e o seu público alvo, desconstruindo barreiras que foram sendo incorporadas ao longo da história, oferecendo subsídios para a construção de uma proposta de trabalho que dê conta da especificidade da EJA, pautada nos saberes e na experiência. A pesquisa adota no campo metodológico uma perspectiva colaborativa e analisa, também, as interações entre pesquisadora e colaboradores, no sentido de verificar as relações interativas que se estabeleceram no percurso do estudo. A fundamentação teórica se organiza em quatro blocos. O primeiro se volta para a problemática da EJA, tendo como base os autores: Carrano, Cury, Di Pierro, Herrera, Yreland, Moura, Paiva, Ribeiro e Soares. O segundo trata da prática reflexiva, currículo, formação profissional e profissionalidade docente com destaque para: Altet, Canário, Dubar, Ferreira, Freire, Macedo, Messina, Morin, Nóvoa, Perrenoud, Sacristán, Smyth, Woods e Zabala. O terceiro defende os princípios da pesquisa colaborativa, segundo: Desgagné, Garrindo, Pimenta & Moura, Monteiro e Sacristán. O quarto bloco, referente à análise do discurso, traz as propostas de Gill, Iñiguez, Maingueneau e Orlandi, que também dão suporte, dentre outros, à análise interpretativa dos dados. A discussão da análise dos dados aponta para a necessidade de se estabelecer uma relação direta e linear entre a formação inicial e continuada do professor da EJA, com foco na profissionalidade docente e uma abordagem teórica e prática acerca da educação oferecida às pessoas jovens e adultas. Os resultados evidenciam que a transformação da prática pedagógica é possível e acontece em um movimento contínuo de construção, desconstrução e reconstrução da ação realizada no cotidiano da sala de aula, desde que a escola reserve espaço às experiências de pertencimento e os professores em CO-laboração, identifiquem os desafios e os transformem em situações de aprendizagem, assumindo os riscos que esta atitude implica. Permitindo-se sentir a emoção do valor da experiência, com liberdade para pensar, errar, expor idéias, concordar e discordar, posto que mudar é possível, desde que se tenha predisposição para RE-começar.