MONTEIRO, Maria Iolanda. Histórias de vida
: saberes e práticas de alfabetizadoras bem sucedidadas.
2006.
Descrição: 238 p. Tese (Doutorado). Universidade de São
Paulo. São Paulo.
Orientador: Belmira
Oliveira Bueno
Link: http://dedalus.usp.br:4500/ALEPH/POR/USP/USP/TES/FIND-ACC/2854731
Assunto: Educação – Brasil;
Alfabetização - 1950-1980 - São Paulo; Desempenho do professor - 1950-1980 -
São Paulo; Formação de professores - 1950-1980 - São Paulo; Rendimento escolar
- 1950-1980 - São Paulo; Prática de ensino - 1950-1980 - São Paulo; Reforma do
ensino - 1971
Resumo:
O trabalho visou o entendimento do sucesso escolar, na área
de alfabetização, pelas experiências docentes, investigando os saberes e as práticas relacionados à vida pessoal, escolar e profissional de
quatro alfabetizadoras bem sucedidas, que exerceram a profissão nas décadas de 50 a 80, no Estado de São
Paulo. Estudou-se o peso da reforma de 1971 e os determinantes advindos
das diferentes políticas, anteriores e posteriores, e o provável período em que
se iniciou a conformação profissional das educadoras pesquisadas. Pelo estudo
de histórias de vida, a investigação caracterizou as diferentes experiências
das alfabetizadoras, identificando os saberes e as práticas, que deram
sustentação ao trabalho bem sucedido com a alfabetização, e os condicionantes
que acompanharam a formação docente. A articulação dos saberes da infância
pré-escolar, da vida escolar, da trajetória no curso de formação e da vida
profissional com o estudo das características das práticas alfabetizadoras
justificou o sucesso escolar. Pela análise dos resultados, concluiu-se que as
várias facetas da história de vida das educadoras, com saberes e concepções de
ensino, sustentaram o êxito na alfabetização. Apesar das situações bem
heterogêneas, o sucesso escolar decorreu da autonomia no trabalho docente para
a organização de práticas de ensino, que garantissem a aprendizagem bem sucedida
da leitura e escrita, sempre considerando que toda criança apresentava
capacidade para aprender, independentemente das condições socioeconômicas,
culturais e de aprendizagem. O estudo da história de vida das alfabetizadoras
bem sucedidas, envolvendo saberes e práticas importantes e diferentes para
configurações de práticas de alfabetização, que garantiram o êxito de todos os
alunos, não visou apenas a sistematização de situações
pedagógicas que servissem somente como referenciais para organizar o processo de
alfabetização de docentes da atualidade, mas também a problematização
de aspectos inerentes às ações educativas, no ensino da leitura e escrita, e o
resgate de alguns valores que, na época dessas professoras, eram considerados
essenciais e que, atualmente, recebem críticas e depreciações. A análise das
práticas educativas sinalizou uma diversificação de estratégias de ensino entre
as professoras pesquisadas. Apesar dessa diferença, as docentes apresentaram
objetivos semelhantes, visando a aprendizagem de todos
e rejeitando qualquer forma de discriminação. Verificou-se ainda a criação de
rotinas e rituais, durante o desenvolvimento dos conteúdos e das atividades,
mas com práticas e aspectos diferenciados. Essa característica confirma a
formação de uma ética de trabalho pedagógico. A presente pesquisa oferece,
assim, informações para o estudo da alfabetização, enriquecendo a análise dos
elementos do trabalho docente, para o êxito escolar, e dos novos dados que
possibilitam investigações da temática, também em outras abordagens.