SERGIO ROBERTO KIELING FRANCO. LÓGICA OPERATÓRIA E LÓGICA DAS SIGNIFICAÇÕES EM ADULTOS DO MEIO RURAL: UM ESTUDO PIAGETIANO E SEU SIGNIFICADO EDUCACIONAL. 01/01/2000

 1v. 251p. Doutorado. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): FERNANDO BECKER

 Biblioteca Depositaria: BIBLIOTECA SETORIAL DE EDUCAÇÃO

 

Email do autor:

 franco@edu.ufrgs.br

 

Palavras - chave:

 SUJEITO DA EDUCAÇÃO;CONHECIMENTO;EPISTEMOLOGIA GENÉTICA;LÓGI

 

 Área(s) do conhecimento: 

 EDUCAÇÃO DE ADULTOS

 

 FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

 

 PSICOLOGIA EDUCACIONAL

 

 TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO

 

 

Banca examinadora: 

 JOSÉ ANTONIO CASTORINA

 

 

Linha(s) de pesquisa:

 EIXO TEMÁTICO 1: CONHECIMENTO, SUBJETIVIDADE E PRÁTICAS EDUCACIONAIS  X

 

 

Dependência administrativa

  Federal

 

 

Resumo tese/dissertação:

 A tese propõe-se a fazer uma análise da lógica presente nas falas de sujeitos adultos, habitantes do meio rural no sul do Brasil, com pouca escolarização. Procura ver as relações entre a lógica operatória e a lógica das significações nos seus raciocínios. Tem como referencial básico a Epistemologia Genética, passando também por algumas contribuições da Antropologia, da Psicologia e da Educação. Discute as possíveis interferências das vivências culturais no raciocínio dos sujeitos pesquisados. Foram feitas entrevistas abertas, seguindo os princípios do método clínico piagetiano, a respeito do cotidiano dos sujeitos. Todos os sujeitos entrevistados estruturam seu pensamento operatoriamente, sendo que alguns de modo operatório formal. No entanto, todos faziam desvios nos seus raciocínios, pela participação de processos significantes, o que foi chamado interferência do conteúdo. O pensamento operatório formal é fruto de abstrações reflexionantes, não necessariamente provocadas pela escola. No entanto muitas vezes essa operatividade não se faz presente devido ao fenômeno da interferência do conteúdo. Levando essas conclusões para o contexto educacional, depreende-se que não basta trazer para a escola novos conteúdos culturais, mas é preciso contribuir para que se possa melhor compreender a articulação desses dentro das estruturas cognitivas.