SERGIO ROBERTO KIELING FRANCO. LÓGICA OPERATÓRIA E LÓGICA DAS
SIGNIFICAÇÕES EM ADULTOS DO MEIO RURAL: UM ESTUDO PIAGETIANO E SEU SIGNIFICADO
EDUCACIONAL. 01/01/2000
1v. 251p. Doutorado. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - EDUCAÇÃO
Orientador(es): FERNANDO BECKER
Biblioteca Depositaria: BIBLIOTECA SETORIAL DE EDUCAÇÃO
Email do autor:
franco@edu.ufrgs.br
Palavras - chave:
SUJEITO DA EDUCAÇÃO;CONHECIMENTO;EPISTEMOLOGIA GENÉTICA;LÓGI
Área(s) do conhecimento:
EDUCAÇÃO DE ADULTOS
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
PSICOLOGIA EDUCACIONAL
TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
JOSÉ ANTONIO CASTORINA
Linha(s) de pesquisa:
EIXO TEMÁTICO 1: CONHECIMENTO, SUBJETIVIDADE E PRÁTICAS EDUCACIONAIS X
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
A tese propõe-se a fazer uma análise da lógica presente nas falas de sujeitos adultos, habitantes do meio rural no sul do Brasil, com pouca escolarização. Procura ver as relações entre a lógica operatória e a lógica das significações nos seus raciocínios. Tem como referencial básico a Epistemologia Genética, passando também por algumas contribuições da Antropologia, da Psicologia e da Educação. Discute as possíveis interferências das vivências culturais no raciocínio dos sujeitos pesquisados. Foram feitas entrevistas abertas, seguindo os princípios do método clínico piagetiano, a respeito do cotidiano dos sujeitos. Todos os sujeitos entrevistados estruturam seu pensamento operatoriamente, sendo que alguns de modo operatório formal. No entanto, todos faziam desvios nos seus raciocínios, pela participação de processos significantes, o que foi chamado interferência do conteúdo. O pensamento operatório formal é fruto de abstrações reflexionantes, não necessariamente provocadas pela escola. No entanto muitas vezes essa operatividade não se faz presente devido ao fenômeno da interferência do conteúdo. Levando essas conclusões para o contexto educacional, depreende-se que não basta trazer para a escola novos conteúdos culturais, mas é preciso contribuir para que se possa melhor compreender a articulação desses dentro das estruturas cognitivas.