ANTONIO CLAUDIO MOREIRA COSTA. OS
IMPACTOS DO PRONERA NO ASSENTAMENTO REUNIDAS: as relações entre movimento
social X universidade X governo federal. 01/03/2004
1v. 229p. Doutorado. UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO/MARILIA - EDUCAÇÃO
Orientador(es): CRISTIANO AMARAL GARBOGGINI DI GIORGI
Biblioteca Depositaria: FFC - MARÍLIA
Palavras - chave:
Educação, Movimento Social, Pronera
Área(s) do conhecimento:
EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
ROBINSON JANES
Linha(s) de pesquisa:
POLÍTICA EDUCACIONAL, ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS EDUCATIVOS E UNIDADES ESCOLARES. Análise da política educac.em desenvolvimento. Análise entre unidade escolar, sistema de ensino e sociedade global. Políticas públicas com vistas à participação dos usuários na gestão de unidades e sistemas de ensino.
Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação:
CAPES - DS
Dependência administrativa Estadual
Resumo tese/dissertação:
Este trabalho teve como objetivo discutir as políticas educacionais destinadas à população rural, tendo como principal foco de análise o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária ?PRONERA. O interesse em analisar este programa deve-se ao fato da UNESP/FFC (local onde cursamos o doutorado) ter participado de todo o processo que resultou na criação do PRONERA e por ter sido a pioneira, no estado de São Paulo, a desenvolver um projeto ligado ao programa. Na primeira fase do trabalho procuramos fazer um levantamento bibliográfico sobre as políticas públicas rurais, afim de identificar o que já havia sido feito nessa área, pois queríamos identificar o que o PRONERA trazia de inovação. O desenvolvimento da pesquisa nos revelou que o fato dele ser fruto das reivindicações dos movimentos sociais e de outros atores sociais da sociedade civil organizada em prol da construção de uma proposta educacional específica para o campo era o grande diferencial do PRONERA. Após a pesquisa bibliográfica sobre as políticas rurais e sobre o PRONERA, passamos a analisar as duas experiências desenvolvidas pela UNESP/FFC. A primeira ligada à alfabetização de jovens e adultos, realizada em parceria com o MST; a segunda voltada para a capacitação técnica agrícola, realizada em parceria com dissidentes do movimento sem terra, organizados em uma cooperativa. Os procedimentos metodológicos utilizados para análise das experiências foram a entrevista, a observação e a análise dos documentos e relatórios cedidos pelos proponentes. Os resultados das análises demonstraram que ambas as experiências enfrentaram grandes problemas em decorrência do descompromisso da universidade e do governo. A relação entre os parceiros mostrou-se mais conflituosa na experiência do EJA, pois a parceria era com o movimento sem terra que exigia, com toda razão, a sua participação em todas as etapas do processo. De maneira geral, entendemos que o PRONERA está contribuindo para a universalização do direito à educação dos jovens e adultos do meio rural. Cabe aos parceiros elaborar propostas inovadoras para dinamizar o processo educativo no campo, e cabe ao governo assumir os compromissos firmados com a classe trabalhadora de priorizar essa modalidade educativa.