Jane Paiva. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DIREITO, CONCEPÇÕES E SENTIDOS.. 01/11/2005

 2v. 480p. Doutorado. UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): Osmar Fávero

 Biblioteca Depositaria: biblioteca central do gragoatá

 

Palavras - chave:

 educação de jovens e adultos; concepções; alfabetização

 

Banca examinadora: 

 Timothy Denis Ireland

 

 

Linha(s) de pesquisa:

 Práticas sociais e educativas de jovens e adultos  Estudos sobre juventude e educação de jovens e adultos, na perspectiva de políticas publicas e processos que ocorrem nos movimentos sociais e outras instâncias da sociedade.

 

Dependência administrativa   Federal

 

 

Resumo tese/dissertação:

 Os programas e projetos na área da educação de jovens e adultos, na contemporaneidade, vêm revelando formas de compreender e apreender sentidos e necessidades dos variados públicos que os buscam, intentando fazer cumprir, mais do que a perspectiva do aprender por toda a vida, o direito à educação sistematicamente negado a tantos na população brasileira. Com essa premissa inicial, a pesquisa escavou os modos como as propostas de atendimento de seis entidades — públicas, não-governamentais, de movimento social e do Sistema S — têm enunciado as formulações na área e realizado práticas, visando a compreendê-las na história política nacional e internacional da educação de jovens e adultos, e as conexões, sentidos, nexos, articulações e imbricamentos que se produzem entre elas, para além dos limites das entidades — no complexo tecido social. Movida pela perspectiva do direito, investiguei em busca de penetrar os diferentes níveis de realidade, assim possibilitando fazer emergir as produções subjacentes aos programas e projetos, com vista a cartografar a complexidade com que se fazem prática, evidenciando e visibilizando elementos constituintes e instituidores de suas concepções.