ERENILDO JOAO CARLOS. A FORMAÇÃO
DO DISCURSO SOBRE A EDUCAÇÃO DE ADULTOS: DE 1889 À DÉCADA DE 1940.. 01/07/2005
1v. 329p. Doutorado. UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - EDUCAÇÃO
Orientador(es): ELIANE DAYSE PONTES FURTADO
Biblioteca Depositaria: HUMANIDADES/UFC
Palavras - chave:
REPÚBLICA, DISCURSO POLÍTICO-JURÍDICO-EDUCAC., EDUC DE ADULT
Área(s) do conhecimento:
EDUCAÇÃO DE ADULTOS
POLÍTICA EDUCACIONAL
Banca examinadora:
AFONSO CELSO CALDEIRA SCOCUGLIA
Linha(s) de pesquisa:
MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO POPULAR E ESCOLA Estudo dos múltiplos processos educativos e organizativos que se correlacionam com a dinâmica social, a educação popular e a escola: a produção do saber e sua apropriação, assim como as identidades culturais, representações e processos simbólicos.
Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: CAPES - PICDT
Dependência administrativa Federal
Resumo tese/dissertação:
O advento da República, em 1889, concretizou na história brasileira o que antes figurava tão-somente no plano do desejo e do discurso político republicano: um Brasil fundado na democracia, no direito e numa nação livre e soberana. Um conjunto de enunciados, registrado nas Declarações dos Direitos do Homem e do Cidadão, adquiriu legitimidade nacional e estatuto constitucional; deixando de ser apenas uma série de teses utópicas defendidas por alguns; passou a desenhar o modo de pensar, dizer e fazer de uma nova época. A educação foi associada à democracia, instituída como um direito do cidadão e concebida como uma prática social necessária ao desenvolvimento do indivíduo e do país. Por sua vez, a educação, destinada aos adultos, acabou por ser tematizada como um problema nacional. Isso foi expresso de forma dispersa e heterogênea, em lugares diferentes: nas estatísticas do IBGE, nas campanhas nacionais e locais, nos congressos e seminários regionais, nacionais e internacionais, nos proferimentos de políticos e de intelectuais e nos textos jurídicos. Partindo da tese de que a história da educação de adultos também foi produzida como um acontecimento da ordem do discurso, o presente estudo buscou investigar a formação do discurso sobre a educação de adultos no Brasil, no intercurso de 1889 a fins dos anos 40. Recorrendo à análise arqueológica do discurso, examinou-se o discurso da educação de adultos, materializado em um conjunto de textos consagrados pela historiografia da educação brasileira. A análise efetivada constatou que esse enunciado foi tecido, principalmente, a partir do entrelaçamento de três modalidades discursivas: a política, a jurídica e a educacional. Nesses distintos lugares foi produzida uma série de signos e de posição de sujeitos; fixada a coincidência entre a prática educativa e o indivíduo para quem ela destinava-se; e efetivada uma ruptura com a herança da concepção da educação de adultos como extensão da educação infantil. Face isso, o estudo concluiu que a formação do enunciado da educação de adultos no Brasil fora, de fato, instalada no curso do advento da República à implantação da Campanha de Educação de Adultos de 1947. Desde então, passou a ser descrita, como uma modalidade de ensino do sistema escolar, e reconhecida à necessidade de possuir um estatuto pedagógico próprio.