Edna Castro de Oliveira. OS PROCESSOS DE FORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A “PANHA” DOS GIRASSÓIS NA EXPERIÊNCIA DO PRONERA MST/ES.. 01/09/2005

 1v. 172p. Doutorado. UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): Osmar Fávero

 Biblioteca Depositaria: biblioteca central do gragoatá

 

 

Palavras - chave:

 MST; pronera; educação de joavens e adultos

 

 

Banca examinadora: 

 Gelsa Knijnik

 

 

Linha(s) de pesquisa: Práticas sociais e educativas de jovens e adultos  Estudos sobre juventude e educação de jovens e adultos, na perspectiva de políticas publicas e processos que ocorrem nos movimentos sociais e outras instâncias da sociedade.

 

 

Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação:

  CAPES - PICDT

 

 

Dependência administrativa

  Federal

 

 

Resumo tese/dissertação:

 Este estudo aborda o problema da formação explorando-o como um conceito que envolve múltiplos elementos: a experiência, a experiência de formação e os saberes de experiência. Esses elementos são explorados em estreita relação com as experiências de formação dos sujeitos educadores Sem Terra vinculados ao Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), no Espírito Santo. Interpelando o pensamento hegemônico no âmbito das instituições educativas que têm privilegiado a ênfase prescritiva e teleológica da formação, o estudo subverte essa lógica focalizando os sentidos da experiência de formação dos sujeitos educadores vislumbrando, numa perspectiva de formação poética, a possibilidade de se pensar a formação no sentido amplo, a partir de alguns elementos: o retorno a si mesmo, a leitura de si mesmo e do mundo, o tempo e o espaço de formação e a figura do professor: entre Paulo Freire e o mestre ignorante, de Jacques Rancière. A partir desses elementos, da escuta das experiências de formação dos educadores e de elementos da teoria de formação do MST, observa-se que as práticas de formação do Movimento incorporam, de certa forma, o sentido amplo da formação que pode percebido nas diversas ações que os educadores mobilizam com seus alunos, para além da escola, e do percurso nômade que experimentam a medida em que vão se assumindo como educadores de jovens e adultos. Ao mesmo tempo evidências apontam tensionamentos próprios ao MST, como movimento social de massa, que objetiva como finalidade da formação, a elevação da consciência do nível cultural dos assentados, a formação da consciência e o fortalecimento da unidade política e ideológica do Movimento. Nesse contexto, ao buscar compreender a práxis do MST a partir da práxis dos educadores o estudo aponta para a importância da escuta dos seus educadores e a valorização de seus saberes de experiência nos elementos que potenciam para a formulação da proposta educativa do Movimento, em construção, e de sua abertura para novos horizontes.