Edna Castro de Oliveira. OS PROCESSOS DE FORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS
E ADULTOS: A “PANHA” DOS GIRASSÓIS NA EXPERIÊNCIA DO PRONERA MST/ES..
01/09/2005
1v. 172p. Doutorado. UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - EDUCAÇÃO
Orientador(es): Osmar Fávero
Biblioteca Depositaria: biblioteca central do gragoatá
Palavras - chave:
MST; pronera; educação de joavens e adultos
Banca examinadora:
Gelsa Knijnik
Linha(s) de pesquisa: Práticas sociais e educativas de jovens e adultos Estudos sobre juventude e educação de jovens e adultos, na perspectiva de políticas publicas e processos que ocorrem nos movimentos sociais e outras instâncias da sociedade.
Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação:
CAPES - PICDT
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
Este estudo aborda o problema da formação explorando-o como um conceito que envolve múltiplos elementos: a experiência, a experiência de formação e os saberes de experiência. Esses elementos são explorados em estreita relação com as experiências de formação dos sujeitos educadores Sem Terra vinculados ao Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), no Espírito Santo. Interpelando o pensamento hegemônico no âmbito das instituições educativas que têm privilegiado a ênfase prescritiva e teleológica da formação, o estudo subverte essa lógica focalizando os sentidos da experiência de formação dos sujeitos educadores vislumbrando, numa perspectiva de formação poética, a possibilidade de se pensar a formação no sentido amplo, a partir de alguns elementos: o retorno a si mesmo, a leitura de si mesmo e do mundo, o tempo e o espaço de formação e a figura do professor: entre Paulo Freire e o mestre ignorante, de Jacques Rancière. A partir desses elementos, da escuta das experiências de formação dos educadores e de elementos da teoria de formação do MST, observa-se que as práticas de formação do Movimento incorporam, de certa forma, o sentido amplo da formação que pode percebido nas diversas ações que os educadores mobilizam com seus alunos, para além da escola, e do percurso nômade que experimentam a medida em que vão se assumindo como educadores de jovens e adultos. Ao mesmo tempo evidências apontam tensionamentos próprios ao MST, como movimento social de massa, que objetiva como finalidade da formação, a elevação da consciência do nível cultural dos assentados, a formação da consciência e o fortalecimento da unidade política e ideológica do Movimento. Nesse contexto, ao buscar compreender a práxis do MST a partir da práxis dos educadores o estudo aponta para a importância da escuta dos seus educadores e a valorização de seus saberes de experiência nos elementos que potenciam para a formulação da proposta educativa do Movimento, em construção, e de sua abertura para novos horizontes.