Vera Mariza Regino Caserio. Educação de
Jovens e Adultos: democratização da educação e superação do analfabetismo.
01/09/2001
1v. 241p. Doutorado. UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO/ARARAQUARA - EDUCAÇÃO ESCOLAR
Orientador(es): Maria Teresa Miceli Kerbauy
Biblioteca Depositaria: Faculdade de Ciências e Letras - UNESP/Araraquara
Palavras - chave:
Educação de Jovens e Adultos; Analfabetismo
Área(s) do conhecimento:
EDUCAÇÃO DE ADULTOS
Banca examinadora:
Ana Maria Lombardi Daibem
Maria Teresa Miceli Kerbauy
Marisa Eugênia Melillo Meira
Ricardo Ribeiro
Linha(s) de pesquisa:
Estado, Política e Educação Análises da educação escolar e das políticas educacionais da modernidade nos âmbitos do público e do privado.
Dependência administrativa Estadual
Resumo tese/dissertação:
Partindo da apresentação de diferentes experiências de educação de jovens e adultos - Prefeitura Municipal de Bauru, Prefeitura Municipal de Sertãozinho e Universidade do Sagrado Coração de Bauru em convênio com o Programa de Alfabetização Solidária - este trabalho desenvolve um estudo centrado no elemento humano (professor de educação de jovens e adultos) como agente fundamental do processo educacional, considerando que este é o agente principal da ação. Tendo como base este estudo, analisamos o que os professores pensam de sua própria experiência e como avaliam o trabalho desenvolvido na área. Os subsídios colhidos, mais as reflexões teóricas baseadas na concepção histórico-crítica de educação, indicam que a finalidade transformadora da educação de jovens e adultos define-se por um compromisso claro do professor desta área, com a tarefa de construção de práticas educacionais que cumpram com a função social da escola. Além disso, os resultados da pesquisa apontam, também, para alguns elementos crítico na prática dos educadores e a partir destes dados, apresentam-se uma série de saberes, habilidades e competências fundamentais para o exercício da docência, que tenham a marca do compromisso social, da cidadania e da qualidade pedagógica.