EJA Trabalhadores

Artigos

Com muita alegria compartilhamos que no mês de novembro de 2019 foi lançado pela editora Navegando o livro “Educação de jovens e adultos trabalhadores: história, lutas e direitos em risco”. A obra é de autoria dos membros do Grupo EjaTrabalhadores e foi organizada pela Prof.Drª Sonia Rummert. O download gratuito se encontra disponível aqui, confira!

Autor(es)
Título
ALVARENGA, Márcia; FERNANDES, MarcosPoder local e EJA: suas relações com as políticas públicas em São João de Meriti.
ALVARENGA, Márcia; CORRÊA, Nadia; RIBEIRO, Glasiele A dialética do lugar social da educação de jovens e adultos nas políticas curriculares atuais.
ALVARENGA, MárciaLEITURA E LITERATURA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COMO PRINCÍPIOS EDUCATIVOS.
ALVARENGA, Márcia; BRENNER, Ana KarinaMigração e refúgio: desafios educativos entre desigualdades e diferenças.
ALVARENGA, Márcia; FERNANDES, MarcosPaulo Freire na EJA
uma pedagogia emancipadora para os esfarrapados do mundo.
ALVARENGA, Márcia; FERNANDES, M. V. R.A política educacional para o IDEB no RJ/BR (2010-2014): da exclusão à migração para EJA.
ALVARENGA, Márcia; FERNANDES, MarcosEDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA BAIXADA FLUMINENSE: DO PERCEBIDO AO VIVIDO PELA DIALÉTICA DE HENRI LEFEBVRE.
ALVARENGA, Márcia; OLIVEIRA, CintyaEGRESSOS DA EJA NO ENSINO SUPERIOR E A POLÍTICA DE COTAS DA UERJ: ENTRE DESAFIOS E POTENCIALIDADES.
ALVARENGA, Márcia Rosa luxemburgo e a rememoração dos 40 anos do ciclo de greves docentes no Estado do Rio de Janeiro: algumas aproximações.
ALVARENGA, Márcia;
FERNANDES, M. V. R. ;BANDEIRA, G. M. S.
DIALOGICIDADE E AFETIVIDADE COMO PRINCÍPIOS PARA UMA EDUCAÇÃO LIBERTADORA NA EJA.
ALVARENGA, Márcia; GONÇALVES, RayanneESCOLA E MEMÓRIA: PROBLEMATIZANDO O CONCEITO DE LUGAR NA PERSPECTIVA DA GEOGRAFIA CULTURAL.
ALVARENGA, Márcia; FERNANDES, A. ; SPIGOLON, N.ENTRE ÁRVORES E SABIÁS, MEMÓRIAS DE PAULO FREIRE
– CONVERSA COM CARLOS RODRIGUES BRANDÃO.
ALVARENGA, Márcia; JUNIOR, GlauceTRABALHO E EDUCAÇÃO PARA JOVENS POBRES: UMA CARTOGRAFIA SOBRE O PROJOVEM URBANO NO LESTE FLUMINENSE.
ALVARENGA, MárciaA Educação de Jovens Adultos no PNE 2014-2024: entre os ajustes econômicos e os direitos sociais na atual conjuntura de crises no Brasil.
ALVARENGA, Márcia POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE JOVENS E ADULTOS: disputas de sentidos e cartografia da ação.
ALVARENGA, Márcia; CORDEIRO, T.G.B.Embates entre paradigmas de
políticas para a educação em espaços
rurais no Brasil contemporâneo.
ALVARENGA, MárciaPLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: CONTRAPONTOS À FORMA JURÍDICA SUJEITO DE DIREITO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.
ALVES, Natália.Inserção profissional dos jovens: do problema social ao objecto sociológico.
BILIO, Rafael. A marginalidade pela via da educação compensatória: contribuições da tese filosófico-histórica da pedagogia da essência e da pedagogia da existência na atualidade.
BILIO, Rafael; RUMMERT, Sonia.O projovem urbano como política de invisibilidade da classe trabalhadora.
BOMFIM, Maria InêsPOLÍTICA DE FORMAÇÃO DO TRABALHADOR DOCENTE: O QUE HÁ DE NOVO?
BOMFIM, Maria Inês; GOULART, Valéria; OLIVEIRA, LêdaFormação docente na área da saúde: avaliação, questões e tensões.
BOMFIM, Maria InêsSobre o trabalho docente no Ensino Médio.
BOMFIM, Maria InêsTrabalho docente na educação básica: a atual agenda do Banco Mundial.
BOMFIM, Maria Inês.A formação docente para o trabalho em saúde: o "notório saber" e outras propostas de precarização e flexibilização.
BONFIM, Maria Inês; GOULART, Valéria.Gerencialismo e avaliação de políticas de formação docente: a força dos indicadores socialmente referenciados.
BOMFIM, Maria Inês.Estado, cultura e ideologia: desafios à invenção de uma cultura política nova no Brasil
BOMFIM, Maria Inês; GOULART, Valéria; RUMMERT, Sonia.Educação Profissional em Saúde: o sentido da escola pública e democrática.
FÁVERO, Osmar; RUMMERT, SoniaNúcleo de Estudos e Documentação sobre Educação de Jovens e Adultos – NEDEJA.
FERREIRA, Sânia Nayara da Costa; RUMMERT, Sonia. O jovem aprendiz da Fundação Bradesco "educado" para um futuro subalterno.
HORA, Lícia.Princípios de Trabalho e Cultura na Formação da Classe Trabalhadora: Desvendando as Contradições do Discurso Oficial.
LEMOS, Amanda.A 'migração perversa' de jovens para a EJA - um estudo de caso. Perspectivas em Educação Básica
LEMOS, Amanda.O Programa de Educação de Jovens e Adultos do município do Rio de Janeiro - Apontamentos para uma conversa.
LEMOS, Amanda.'Falaram pra minha mãe que lá não ia me aceitar por causa da minha idade' - Com a palavra, Sofia.
LEMOS, Amanda; CAVALCANTE, Crystiane; FERREIRA, Jane.Leitura Literária na EJA: reflexões e contribuições para a prática.
MOURA, Ana Paula; VENTURA, Jaqueline.A atualidade do pensamento de Paulo Freire para refletirmos sobre políticas públicas e práticas na Educação de Jovens e Adultos.
REZERA, Danielle do Nascimento; FERREIRA, Débora Spotorno Moreira Machado; MADEIRA, Filipe Cavalcanti; COUTINHO, Isabela Lemos da Costa; MAIA, Júlio César; BERNARDES, Mateus Pinho; RUMMERT, SONIA (Organizadora). Antonio Gramsci - Formação humana e princípio educativo em verbetes.
RUMMERT, SoniaTRABALHOS ENCOMENDADOS E MINICURSOS DO GT 09 NO PERÍODO DE 1997 A 2013: ELEMENTOS PARA O DEBATE.
RUMMERT, Sonia; VENTURA, JaquelineEducar o povo para consolidar a Revolução. A contribuião de Samora Moisés Machel.
RUMMERT, SoniaMarxism, Freedom and Education.
RUMMERT, SoniaA educação de jovens e adultos da classe trabalhadora sob o fogo cruzado da pedagogia do medo.
RUMMERT, Sonia; TEIXEIRA, Michele. Contribuições do pensamento de Álvaro Vieira Pinto e Paulo Freire para o debate sobre a Educação da classe trabalhadora camponesa.
RUMMERT, Sonia; GASPAR, L.S. PROJOVEM URBANO:
Proposta ambiciosa e “pequena política” no vácuo de um Sistema Nacional de Educação.
RUMMERT, Sonia; RIBEIRO, AlineTrabalho e lazer regidos pela mesma lógica de conformação. O caso dos comerciários no SESC entre as décadas de 1940 e 1970.
RUMMERT, SoniaA atualidade das contribuições de Paschoal Lemme e Álvaro Vieira Pinto à educação de adultos.
RUMMERT, Sonia; SANTOS, G.M. SABERES TÁCITOS, TÉCNICA, TECNOLOGIA E CIÊNCIA: O LUGAR DO TRABALHO VIVO NO PROCESSO DE TRABALHO NA PRODUÇÃO ASSOCIADA.
RUMMERT, SoniaEmpresários e educação – a competitividade como valor.
RUMMERT, SoniaFormação Continuada dos Educadores de Jovens e Adultos: desafios e perspectivas.
RUMMERT, Sonia; VENTURA, Jaqueline (Org.)Revista Trabalho Necessário n. 40 - Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores: história, processos de luta e resistência.
RUMMERT, SoniaPrograma Integração: avanços e contradições de uma proposta de educação formulada por trabalhadores.
RUMMERT, Sonia; ALVES, Natália.
Jovens e adultos trabalhadores pouco escolarizados no Brasil e em Portugal: alvos da mesma lógica de conformidade.
RUMMERT, Sonia; VENTURA, Jaqueline.Políticas públicas para a educação de jovens e adultos no Brasil: a permanente (re)construção da subalternidade - considerações sobre os Programas Brasil Alfabetizado e Fazendo Escola.
RUMMERT, Sonia; CIAVATTA, Maria.As implicações políticas e pedagógicas do currículo na Educação de Jovens e Adultos integrada à Formação Profissional.
RUMMERT, Sonia; ALVES, Natália.
A 'fé' na educação e a adesão às competências individuais.
RUMMERT, Sonia.
Projeto Escola de Fábrica - atendendo a pobres e desvalidos da sorte do século XXI.
RUMMERT, Sonia.
Educação de Jovens e Adultos trabalhadores no Brasil atual: do simulacro à emancipação.
RUMMERT, Sonia.Capital e Trabalho: convergências e divergências quanto à educação básica.
RUMMERT, Sonia.
A marca social da educação de jovens e adultos trabalhadores
RUMMERT, Sonia; CIVATTA, Maria; FRIGOTTO, Gaudêncio; TREIN, Eunice.NEDDATE - Núcleo de Estudos, Documentação e Dados sobre Trabalho e Educação - Balanço de atividades.
RUMMERT, Sonia.Aspirações, interesses e identidade dos trabalhadores: elementos essenciais à construção da hegemonia.
RUMMERT, Sonia.
A educação de Jovens e Adultos trabalhadores brasileiros no Século XXI. O novo que reitera antiga destituição de direitos.
RUMMERT, Sonia; ALGEBAILE, Eveline; VENTURA, Jaqueline.
Educação e formação humana no cenário de integração subalterna no capital-imperialismo.
RUMMERT, Sonia; FÁVERO, Osmar.
NEDEJA. Núcleo de Estudos e Documentação sobre Educação de Jovens e Adultos da Universidade Federal Fluminense.
RUMMERT, Sonia.Educar, qualificar: caminhos e descaminhos da educação de jovens e adultos trabalhadores.
RUMMERT, Sonia; VENDRAMINE, Célia.
Dossiê sobre Trabalho, Movimentos Sociais e Educação
RUMMERT, Sonia.
A educação e as teses da inclusão social.
SERRA, Enio; VENTURA, Jaqueline; ALVARENGA, Márcia; REGUERA, Emílio.Interrogando o direito à educação: oferta e demanda por Educação de Jovens e Adultos no estado do Rio de Janeiro.
SOUZA, Camila.Responsabilidade social na educação: Brasil e Portugal no século XXI. Germinal: marxismo e educação em debate.
SOUZA, Camila.A hegemonia do projeto educativo do empresariado no Brasil e em Portugal.
VENTURA, JaquelineA trajetória histórica da educação de jovens e adultos trabalhadores.
VENTURA, Jaqueline; OLIVEIRA, Francisco As matrículas na Educação de Jovens e Adultos no Ensino Médio em meio à crise da ideologia neodesenvolvimentista.
VENTURA, Jaqueline; CRUZ, Thays; MARQUES, Catharinna As pesquisas sobre o ensino médio na EJA: uma análise de artigos da plataforma de periódicos da CAPES.
VENTURA, Jaqueline; OLIVEIRA, FranciscoA travessia “do EJA” ao Encceja : Será o mercado da educação não formal o novo rumo da EJA no Brasil?.
VENTURA, Jaqueline; BOMFIM, Maria InêsFORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O FORMAL E O REAL NAS LICENCIATURAS.
VENTURA, Jaqueline Educação ao longo da vida e organismos internacionais: apontamentos para problematizar a função qualificadora da Educação de Jovens e Adultos.
VENTURA, Jaqueline; MALENA, RosaFormação inicial de professores para a EJA.
VENTURA, Jaqueline A EJA e o desafios da formação docente nas licenciaturas.
VENTURA, Jaqueline.Mercado e Formação: uma análise crítica da mercantilização da educação profissional no Brasil - Resenha.
VENTURA, Jaqueline. A oferta de Educação de Jovens e Adultos de nível médio no estado do Rio de Janeiro: primeiras aproximações.
VENTURA, Jaqueline; GOMES, Dayana; FERREIRA, Daniel.
Formação de docentes para a Educação de Jovens e Adultos: reflexões sobre a experiência do PIBID Interdisciplinar.
VENTURA, Jaqueline; OLIVEIRA, Francisco.Inspirações da Rússia Revolucionária: potencialidades da Pedagogia do Meio para a Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores.
VENTURA, Jaqueline; MOURA, Ana Paula.Resenha do livro Essa escola chama vida.
VENTURA, Jaqueline.A diminuição das matrículas na EJA no Rio de Janeiro: cenários e enfrentamentos a partir do Fórum de EJA/RJ.
VENTURA, Jaqueline.Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores no Brasil: revendo alguns marcos históricos.
VENTURA, Jaqueline; LESSA, Ludmila; SOUZA, Samantha.PRONATEC: ampliação das ações fragmentárias e intensificação da privatização da formação do trabalhador.

Copyright 2024 - STI - Todos os direitos reservados

Skip to content