ALVARENGA, Márcia; FERNANDES, Marcos | Poder local e EJA: suas relações com as políticas públicas em São João de Meriti. |
ALVARENGA, Márcia; CORRÊA, Nadia; RIBEIRO, Glasiele | A dialética do lugar social da educação de jovens e adultos nas políticas curriculares atuais. |
ALVARENGA, Márcia | LEITURA E LITERATURA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COMO PRINCÍPIOS EDUCATIVOS. |
ALVARENGA, Márcia; BRENNER, Ana Karina | Migração e refúgio: desafios educativos entre desigualdades e diferenças. |
ALVARENGA, Márcia; FERNANDES, Marcos | Paulo Freire na EJA
uma pedagogia emancipadora para os esfarrapados do mundo. |
ALVARENGA, Márcia; FERNANDES, M. V. R. | A política educacional para o IDEB no RJ/BR (2010-2014): da exclusão à migração para EJA. |
ALVARENGA, Márcia; FERNANDES, Marcos | EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA BAIXADA FLUMINENSE: DO PERCEBIDO AO VIVIDO PELA DIALÉTICA DE HENRI LEFEBVRE. |
ALVARENGA, Márcia; OLIVEIRA, Cintya | EGRESSOS DA EJA NO ENSINO SUPERIOR E A POLÍTICA DE COTAS DA UERJ: ENTRE DESAFIOS E POTENCIALIDADES. |
ALVARENGA, Márcia | Rosa luxemburgo e a rememoração dos 40 anos do ciclo de greves docentes no Estado do Rio de Janeiro: algumas aproximações. |
ALVARENGA, Márcia;
FERNANDES, M. V. R. ;BANDEIRA, G. M. S. | DIALOGICIDADE E AFETIVIDADE COMO PRINCÍPIOS PARA UMA EDUCAÇÃO LIBERTADORA NA EJA. |
ALVARENGA, Márcia; GONÇALVES, Rayanne | ESCOLA E MEMÓRIA: PROBLEMATIZANDO O CONCEITO DE LUGAR NA PERSPECTIVA DA GEOGRAFIA CULTURAL. |
ALVARENGA, Márcia; FERNANDES, A. ; SPIGOLON, N. | ENTRE ÁRVORES E SABIÁS, MEMÓRIAS DE PAULO FREIRE
– CONVERSA COM CARLOS RODRIGUES BRANDÃO. |
ALVARENGA, Márcia; JUNIOR, Glauce | TRABALHO E EDUCAÇÃO PARA JOVENS POBRES: UMA CARTOGRAFIA SOBRE O PROJOVEM URBANO NO LESTE FLUMINENSE. |
ALVARENGA, Márcia | A Educação de Jovens Adultos no PNE 2014-2024: entre os ajustes econômicos e os direitos sociais na atual conjuntura de crises no Brasil. |
ALVARENGA, Márcia | POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE JOVENS E ADULTOS: disputas de sentidos e cartografia da ação. |
ALVARENGA, Márcia; CORDEIRO, T.G.B. | Embates entre paradigmas de
políticas para a educação em espaços
rurais no Brasil contemporâneo. |
ALVARENGA, Márcia | PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: CONTRAPONTOS À FORMA JURÍDICA SUJEITO DE DIREITO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. |
ALVES, Natália. | Inserção profissional dos jovens: do problema social ao objecto sociológico. |
BILIO, Rafael. | A marginalidade pela via da educação compensatória: contribuições da tese filosófico-histórica da pedagogia da essência e da pedagogia da existência na atualidade. |
BILIO, Rafael; RUMMERT, Sonia. | O projovem urbano como política de invisibilidade da classe trabalhadora. |
BOMFIM, Maria Inês | POLÍTICA DE FORMAÇÃO DO TRABALHADOR DOCENTE: O QUE HÁ DE NOVO? |
BOMFIM, Maria Inês; GOULART, Valéria; OLIVEIRA, Lêda | Formação docente na área da saúde: avaliação, questões e tensões. |
BOMFIM, Maria Inês | Sobre o trabalho docente no Ensino Médio. |
BOMFIM, Maria Inês | Trabalho docente na educação básica: a atual agenda do Banco Mundial. |
BOMFIM, Maria Inês. | A formação docente para o trabalho em saúde: o "notório saber" e outras propostas de precarização e flexibilização. |
BONFIM, Maria Inês; GOULART, Valéria. | Gerencialismo e avaliação de políticas de formação docente: a força dos indicadores socialmente referenciados. |
BOMFIM, Maria Inês. | Estado, cultura e ideologia: desafios à invenção de uma cultura política nova no Brasil |
BOMFIM, Maria Inês; GOULART, Valéria; RUMMERT, Sonia. | Educação Profissional em Saúde: o sentido da escola pública e democrática. |
FÁVERO, Osmar; RUMMERT, Sonia | Núcleo de Estudos e Documentação sobre Educação de Jovens e Adultos – NEDEJA. |
FERREIRA, Sânia Nayara da Costa; RUMMERT, Sonia. | O jovem aprendiz da Fundação Bradesco "educado" para um futuro subalterno. |
HORA, Lícia. | Princípios de Trabalho e Cultura na Formação da Classe Trabalhadora: Desvendando as Contradições do Discurso Oficial. |
LEMOS, Amanda. | A 'migração perversa' de jovens para a EJA - um estudo de caso. Perspectivas em Educação Básica |
LEMOS, Amanda. | O Programa de Educação de Jovens e Adultos do município do Rio de Janeiro - Apontamentos para uma conversa. |
LEMOS, Amanda. | 'Falaram pra minha mãe que lá não ia me aceitar por causa da minha idade' - Com a palavra, Sofia. |
LEMOS, Amanda; CAVALCANTE, Crystiane; FERREIRA, Jane. | Leitura Literária na EJA: reflexões e contribuições para a prática. |
MOURA, Ana Paula; VENTURA, Jaqueline. | A atualidade do pensamento de Paulo Freire para refletirmos sobre políticas públicas e práticas na Educação de Jovens e Adultos. |
REZERA, Danielle do Nascimento; FERREIRA, Débora Spotorno Moreira Machado; MADEIRA, Filipe Cavalcanti; COUTINHO, Isabela Lemos da Costa; MAIA, Júlio César; BERNARDES, Mateus Pinho; RUMMERT, SONIA (Organizadora). | Antonio Gramsci - Formação humana e princípio educativo em verbetes. |
RUMMERT, Sonia | TRABALHOS ENCOMENDADOS E MINICURSOS DO GT 09 NO PERÍODO DE 1997 A 2013: ELEMENTOS PARA O DEBATE. |
RUMMERT, Sonia; VENTURA, Jaqueline | Educar o povo para consolidar a Revolução. A contribuião de Samora Moisés Machel. |
RUMMERT, Sonia | Marxism, Freedom and Education. |
RUMMERT, Sonia | A educação de jovens e adultos da classe trabalhadora sob o fogo cruzado da pedagogia do medo. |
RUMMERT, Sonia; TEIXEIRA, Michele. | Contribuições do pensamento de Álvaro Vieira Pinto e Paulo Freire para o debate sobre a Educação da classe trabalhadora camponesa. |
RUMMERT, Sonia; GASPAR, L.S. | PROJOVEM URBANO:
Proposta ambiciosa e “pequena política” no vácuo de um Sistema Nacional de Educação. |
RUMMERT, Sonia; RIBEIRO, Aline | Trabalho e lazer regidos pela mesma lógica de conformação. O caso dos comerciários no SESC entre as décadas de 1940 e 1970. |
RUMMERT, Sonia | A atualidade das contribuições de Paschoal Lemme e Álvaro Vieira Pinto à educação de adultos. |
RUMMERT, Sonia; SANTOS, G.M. | SABERES TÁCITOS, TÉCNICA, TECNOLOGIA E CIÊNCIA: O LUGAR DO TRABALHO VIVO NO PROCESSO DE TRABALHO NA PRODUÇÃO ASSOCIADA. |
RUMMERT, Sonia | Empresários e educação – a competitividade como valor. |
RUMMERT, Sonia | Formação Continuada dos Educadores de Jovens e Adultos: desafios e perspectivas. |
RUMMERT, Sonia; VENTURA, Jaqueline (Org.) | Revista Trabalho Necessário n. 40 - Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores: história, processos de luta e resistência. |
RUMMERT, Sonia | Programa Integração: avanços e contradições de uma proposta de educação formulada por trabalhadores. |
RUMMERT, Sonia; ALVES, Natália.
| Jovens e adultos trabalhadores pouco escolarizados no Brasil e em Portugal: alvos da mesma lógica de conformidade. |
RUMMERT, Sonia; VENTURA, Jaqueline. | Políticas públicas para a educação de jovens e adultos no Brasil: a permanente (re)construção da subalternidade - considerações sobre os Programas Brasil Alfabetizado e Fazendo Escola. |
RUMMERT, Sonia; CIAVATTA, Maria. | As implicações políticas e pedagógicas do currículo na Educação de Jovens e Adultos integrada à Formação Profissional. |
RUMMERT, Sonia; ALVES, Natália.
| A 'fé' na educação e a adesão às competências individuais. |
RUMMERT, Sonia.
| Projeto Escola de Fábrica - atendendo a pobres e desvalidos da sorte do século XXI. |
RUMMERT, Sonia.
| Educação de Jovens e Adultos trabalhadores no Brasil atual: do simulacro à emancipação. |
RUMMERT, Sonia. | Capital e Trabalho: convergências e divergências quanto à educação básica. |
RUMMERT, Sonia.
| A marca social da educação de jovens e adultos trabalhadores |
RUMMERT, Sonia; CIVATTA, Maria; FRIGOTTO, Gaudêncio; TREIN, Eunice. | NEDDATE - Núcleo de Estudos, Documentação e Dados sobre Trabalho e Educação - Balanço de atividades. |
RUMMERT, Sonia. | Aspirações, interesses e identidade dos trabalhadores: elementos essenciais à construção da hegemonia. |
RUMMERT, Sonia.
| A educação de Jovens e Adultos trabalhadores brasileiros no Século XXI. O novo que reitera antiga destituição de direitos. |
RUMMERT, Sonia; ALGEBAILE, Eveline; VENTURA, Jaqueline.
| Educação e formação humana no cenário de integração subalterna no capital-imperialismo. |
RUMMERT, Sonia; FÁVERO, Osmar.
| NEDEJA. Núcleo de Estudos e Documentação sobre Educação de Jovens e Adultos da Universidade Federal Fluminense. |
RUMMERT, Sonia. | Educar, qualificar: caminhos e descaminhos da educação de jovens e adultos trabalhadores. |
RUMMERT, Sonia; VENDRAMINE, Célia.
| Dossiê sobre Trabalho, Movimentos Sociais e Educação |
RUMMERT, Sonia.
| A educação e as teses da inclusão social. |
SERRA, Enio; VENTURA, Jaqueline; ALVARENGA, Márcia; REGUERA, Emílio. | Interrogando o direito à educação: oferta e demanda por Educação de Jovens e Adultos no estado do Rio de Janeiro. |
SOUZA, Camila. | Responsabilidade social na educação: Brasil e Portugal no século XXI. Germinal: marxismo e educação em debate. |
SOUZA, Camila. | A hegemonia do projeto educativo do empresariado no Brasil e em Portugal. |
VENTURA, Jaqueline | A trajetória histórica da educação de jovens e adultos trabalhadores. |
VENTURA, Jaqueline; OLIVEIRA, Francisco | As matrículas na Educação de Jovens e Adultos no Ensino Médio em meio à crise da ideologia neodesenvolvimentista. |
VENTURA, Jaqueline; CRUZ, Thays; MARQUES, Catharinna | As pesquisas sobre o ensino médio na EJA: uma análise de artigos da plataforma de periódicos da CAPES. |
VENTURA, Jaqueline; OLIVEIRA, Francisco | A travessia “do EJA” ao Encceja : Será o mercado da educação não formal o novo rumo da EJA no Brasil?. |
VENTURA, Jaqueline; BOMFIM, Maria Inês | FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O FORMAL E O REAL NAS LICENCIATURAS. |
VENTURA, Jaqueline | Educação ao longo da vida e organismos internacionais: apontamentos para problematizar a função qualificadora da Educação de Jovens e Adultos. |
VENTURA, Jaqueline; MALENA, Rosa | Formação inicial de professores para a EJA. |
VENTURA, Jaqueline | A EJA e o desafios da formação docente nas licenciaturas. |
VENTURA, Jaqueline. | Mercado e Formação: uma análise crítica da mercantilização da educação profissional no Brasil - Resenha. |
VENTURA, Jaqueline. | A oferta de Educação de Jovens e Adultos de nível médio no estado do Rio de Janeiro: primeiras aproximações. |
VENTURA, Jaqueline; GOMES, Dayana; FERREIRA, Daniel.
| Formação de docentes para a Educação de Jovens e Adultos: reflexões sobre a experiência do PIBID Interdisciplinar. |
VENTURA, Jaqueline; OLIVEIRA, Francisco. | Inspirações da Rússia Revolucionária: potencialidades da Pedagogia do Meio para a Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores. |
VENTURA, Jaqueline; MOURA, Ana Paula. | Resenha do livro Essa escola chama vida. |
VENTURA, Jaqueline. | A diminuição das matrículas na EJA no Rio de Janeiro: cenários e enfrentamentos a partir do Fórum de EJA/RJ. |
VENTURA, Jaqueline. | Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores no Brasil: revendo alguns marcos históricos. |
VENTURA, Jaqueline; LESSA, Ludmila; SOUZA, Samantha. | PRONATEC: ampliação das ações fragmentárias e intensificação da privatização da formação do trabalhador. |