Objetivos Gerais
Oferecer, com base na experiência acumulada pelo Grupo EJAtrab, elementos que concorram para:
Objetivos Específicos
A partir da realidade concreta dos(as) participantes, o curso visa aprofundar o debate sobre o sentido do direito à EJA, sua organização e suas práticas, de modo a contribuir para:
EMENTAS DOS TEMAS DO CURSO
TEMA 1: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – DIREITO DA CLASSE TRABALHADORA
Datas dos 02 encontros: 12 e 26 de agosto de 2022
Profa. Dra. Jaqueline Ventura, Profa. Dra. Marcia Alvarenga e Profa. Dra. Sonia Rummert
A relação entre os condicionantes sócio-históricos e culturais da sociedade brasileira e a questão do direito à EJA. A desigualdade social como determinante da histórica demanda por educação básica de jovens e adultos trabalhadores. Lutas pela educação e pela escola para a EJA como expressão das lutas sociais contra a expropriação da vida. Direito à educação de jovens e adultos da classe trabalhadora como desdobramento do princípio educativo. Os marcos históricos da educação de jovens e adultos trabalhadores no Brasil republicano: ser brasileiro é ser alfabetizado, ser educado é ser conscientizado, ser alfabetizado é saber ferrar no nome; ser educado é ser certificado, ser brasileiro educado é ser empreendedor. Especificidades e bases legais da EJA na atualidade brasileira.
Bibliografia Básica
ALVARENGA, Marcia Soares de; MACEDO, Handerson Fábio. O direito à Educação de Jovens e Adultos trabalhadores pode servir às lutas sociais? In: RUMMERT, Sonia. (org.) Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores: história, lutas e direito em risco. Uberlândia: Navegando, 2019. Disponível em: https://www.editoranavegando.com/livro-educacao-de-jovens-e-adultos
RUMMERT, Sonia; Algebaile, Eveline; VENTURA, Jaqueline. Educação e formação humana no cenário de integração subalterna. Revista Brasileira de Educação (Impresso), v. 18, p. 717-738, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/7mWLQpZwNVfML7wyt6zjQ6R/?format=pdf&lang=pt
VENTURA, Jaqueline. A trajetória histórica da educação de jovens e adultos trabalhadores. In: TIRIBA, Lia; CIAVATTA, Maria. (Orgs.). Trabalho e Educação de Jovens e Adultos. Brasília: Liber Livro e Editora. 2011. (PDF disponível na página EJA Trabalhadores).
Bibliografia complementar
ALVARENGA, Marcia Soares; CORREA, Nadia; RIBEIRO, Grasiele. A dialética do lugar social da EJA nas políticas curriculares atuais. In. Revista Cocar, 2022. https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4747
ALVARENGA, Marcia Soares; REIS, Marcos Vinícius. Educação de Jovens e Adultos na Baixada Fluminense: do percebido ao vivido pela dialética de Henri Lefebvre. Revista Trabalho Necessário, 2021. Disponível em https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/50874/30257
ALVARENGA, Marcia Soares A Educação de Jovens e Adultos no PNE: 2014-2024: entre os ajustes econômicos e os direitos sociais na atual conjuntura de crises no Brasil. Revista Educação e Cultura Contemporânea, 2016. Disponível em http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/viewArticle/2434
RUMMERT, Sonia. O Capital Industrial e a Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores. In: RUMMERT, S. (Org.): Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores: história, lutas e direito em risco. Uberlândia: Navegando, 2019. 163-188. Disponível em: https://www.editoranavegando.com/livro-educacao-de-jovens-e-adultos
RUMMERT, Sonia. A educação de jovens e adultos da classe trabalhadora sob o fogo cruzado da pedagogia do medo. Educação. v. 42 n. 3 (2019). Dossiê: ALFAEEJA. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/33784
RUMMERT, Sonia. Educação de jovens e adultos trabalhadores no Brasil atual: do simulacro à emancipação.Perspectiva. v. 26 n. 1 (2008): Dossiê: Trabalho, Movimentos Sociais e Educação. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795x.2008v26n1p175
VENTURA, Jaqueline; OLIVEIRA, Francisco G. R. As matrículas na Educação de Jovens e Adultos no Ensino Médio em meio à crise da ideologia neodesenvolvimentista. Educação, Santa Maria, v. 46, p. 1-26, jan./dez. 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/61413
VENTURA, Jaqueline. As relações entre os sentidos do trabalho e a educação de jovens e adultos trabalhadores. In: SERRA, E; MOURA, A.P. (Org.). Educação de Jovens e Adultos em Debate. Jundiaí: Paco Editorial, v. 1, 2017, p. 143-164. (PDF disponível na página EJATrabalhadores)
VENTURA, Jaqueline. Educação ao longo da vida e organismos internacionais: apontamentos para problematizar a função qualificadora da Educação de Jovens e Adultos. Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos, v. 1, n 1, 2013. Disponível em: file:///C:/Users/Jaqueline%20Ventura/Downloads/242-Texto%20do%20artigo-517-1-10-20130511.pdf
TEMA 2: O(A) ESTUDANTE DA EJA, SUJEITO DE DIREITOS
Datas dos 02 encontros: 02 e 16 de setembro de 2022
Profa. Dra. Adriana Barbosa, Profa. Esp. Flávia Cerqueira Rodrigues e Profa. Dra. Marcia Alvarenga
As condições de produção da vida como condicionantes das expectativas dos(as) estudantes da EJA. Os (As) estudantes jovens e adultos da classe trabalhadora como representantes da diversidade de vozes silenciadas pela desigualdade estrutural da sociedade brasileira e suas lutas históricas. As condições objetivas de vida de discentes e docentes na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Os profissionais da educação como sujeitos da EJA formados na relação com os estudantes e seus compromissos ético-políticos.
Bibliografia Básica
GERBELI, Caio. A Educação de Jovens e Adultos do precariado e o paradigma da dignidade provisória. RUMMERT, Sonia e VENTURA, Jaqueline (orgs.). Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores: história, processos de luta e resistência. Revista Trabalho Necessário. v. 19 n. 40, 2021. Disponível em: https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/50844
GERBELI,Caio. A destruição da EJA é um projeto racista. Le Monde Diplomatique – Brasil. Edição Agosto 2022. Disponível em: https://diplomatique.org.br/a-destruicao-da-eja-e-um-projeto-racista/
RUMMERT, Sonia. Formação continuada dos educadores de Jovens e Adultos Trabalhadores. In: Leôncio Soares. (Org.). Formação de Educadores de Jovens e Adultos. Belo Horizonte: Autêntica/SECAD-MEC/UNESCO, 2006, p.123-140. (PDF disponível na página EJA Trabalhadores)
TEMA 3: A ESCOLA DE EJA COMO UM DIREITO DA CLASSE TRABALHADORA
Datas dos 02 encontros: 30 de setembro e 7 de outubro de 2022
Profa. Ms. Claudia Araújo dos Santos Bayerl e Profa. Dra. Maria Inês Bomfim
O lugar social da escola de EJA. Aspectos históricos: dualidade, marca social, precarização. A natureza contraditória da escola de EJA. A escola de EJA como instituição social. A especificidade e a complexidade da escola de EJA no seu contexto social; a riqueza de sua dinâmica interna; a disputa de sentidos na escola pública de EJA.O ENCCEJA e o direito da classe trabalhadora à escola de EJA. A organização político pedagógica da escola de EJA: um balanço crítico, com base em roteiro prévio. O trabalho coletivo de planejar, realizar e avaliar o ato educativo em EJA. Autonomia docente. Fracasso escolar, fracasso da escola e alunos em situação de fracasso. Evasão: questões estruturais e conjunturais. Busca Ativa por alunos. Qualidade social em EJA.
Bibliografia Básica
NICODEMOS, Alessandra e SERRA, Enio. Educação de jovens e adultos em contexto pandêmico: entre o remoto e a invisibilidade nas políticas curriculares. Currículo sem Fronteiras, v. 20, n. 3, p. 871-892, set./dez. 2020. Disponível em: [https://www.curriculosemfronteiras.org/vol20iss3articles/nicodemos-serra.pdf].
PUC/SP. Paulo Freire. Última entrevista. Parte I. Disponível em: [https://www.youtube.com/watch?v=dVyrAwcR7Rw]
PARO, Vitor Henrique. Estrutura da escola e prática educacional democrática. 2007, Anais. Rio de Janeiro: Anped, 2007. Disponível em: http://30reuniao.anped.org.br/trabalhos/GT05-2780–Int.pdf]
BOMFIM, Maria Inês, BAYERL, Claudia. Roteiro para um balanço crítico da escola de EJA. EJATrab, 2022. Adaptado de: Formação docente em educação profissional técnica na área da saúde: a organização pedagógica do trabalho docente em saúde. / Maria Inês Bomfim (Coord.) [et al.]. – Rio de Janeiro, RJ: Fundação Oswaldo Cruz; Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, 2009. (PDF disponível na página EJA Trabalhadores).
TEMA 4: O TRABALHO PEDAGÓGICO EM EJA COMO DIREITO
Datas dos 03 encontros: 21 de outubro, 04 e 18 de novembro de 2022
Profa. Profa. Dra. Adriana Barbosa, Dra. Camila Azevedo Souza e Profa. Dra. Telma Alves
Projetos educativos em disputa e trabalho pedagógico em EJA como direito. Teorias da educação e fundamentos filosófico-pedagógicos para a educação de jovens e adultos trabalhadores. Principais concepções teóricas em disputa que balizam as políticas de currículo para a EJA. Conhecimento como práxis humana e o trabalho pedagógico, em diferentes contextos, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
Bibliografia Básica
RUMMERT, Sonia Maria. Trabalho, educação e experiência na formação de jovens e adultos trabalhadores. In: ALVES, Natália; RUMMERT, Sonia Maria e MARQUES, Marcelo (Org.). Educação e Formação de Jovens e Adultos em Portugal e no Brasil: Políticas, Práticas e Atores. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa-Portugal, 2014, p.73-88. Disponível em: [https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/22773/1/educ_jovens_adultos_portugal_brasil.pdf]
SILVA, Adriana Barbosa. O currículo na educação de jovens e adultos: análise da experiência do município de Itaboraí. – JULIÃO, E. F. (Org.). Em diálogo com a educação de jovens e adultos: questões, reflexões e perspectivas. Uberlândia: Navegando Publicações, 2020. Disponível em: https://www.editoranavegando.com/_files/ugd/35e7c6_6657393150044808a2506c3920bfbffd.pdf..
ALVES, Telma. Currículo Integrado na Modalidade EJA: A Pedagogia de Projetos no PROEJA. Contexto & Educação, v. 35, p. 155-169, 2020. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/10359.
TEMA 5: BASES PARA A CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS EM EJA COMO DIREITO
Data do Encontro: 25 de novembro de 2022
Profa. Profa. Dra. Maria Inês Bomfim e Profa. Dra. Sonia Rummert
A EJA como direito da classe trabalhadora. A especificidade da prática educativa voltada para a transformação. Reflexões e lutas permanentemente necessárias. Pontos fundamentais a serem considerados na construção da uma agenda para a EJA como direito e coadunada com os condicionantes políticos, econômicos, sócio históricos e culturais da realidade dos sujeitos da EJA. Sistematização, pelos cursistas, de aspectos a serem considerados/demandados prioritariamente, de acordo com a realidade concreta em que atuam.
Bibliografia Básica ALGEBAILE, Eveline. Expansão metropolitana, erosão da esfera pública e novas exigências sociais de governabilidade. Anais do IX Coloquio Internacional de Geocrítica los problemas del mundo actual soluciones y alternativas desde la geografíay las ciencias sociales. Porto Alegre, 28 de mayo – 1 de junio de 2007, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Disponível em: [http://www.ub.edu/geocrit/9porto/eveline.htm]