Turma para jovens surdos

O ProJovem Urbano de Fortaleza contará com a primeira turma especial para pessoas com deficiência auditiva

10.03.2009

 

O ProJovem Urbano de Fortaleza contará, a partir de abril, com a primeira turma especial para pessoas com deficiência auditiva. As matrículas para essa turma começaram ontem (9) e vão até amanhã (11), no Centro de Atendimento aos Surdos (Av. Rui Barbosa, 1970 - Aldeota), das 14 às 20 horas.

Os critérios para participar do programa são: o jovem deve ter entre 18 e 29 anos, não ter concluído o Ensino Fundamental e saber ler e escrever. No ato da matrícula é necessário apresentar apenas carteira de identidade, comprovante de residência (original e cópia dos dois) e certificado de escolaridade.

Os professores que ministrarão as aulas para a turma de jovens surdos terão conhecimento em Libras, a Língua Brasileira de Sinais. Segundo a intérprete Ádila Silva Araújo a língua dos sinais é uma forma de comunicação mais efetiva que a corporal ou de mímicas. "A mímica não consegue transmitir todas as palavras que o aluno quer passar. Com a língua dos sinais fica mais fácil essa interação entre eles" alerta.

De acordo com Ádila, mais que divulgar e aprimorar a língua dos sinais entre os surdos, a iniciativa ampliará a visão de mundo dos jovens que muitas vezes vivem isolados.

Em Fortaleza, esta é também a última semana para os demais jovens da cidade se inscreverem no Programa. Os 24 pólos de matrícula continuam funcionando até o dia 13 de março (ver endereços no site da Prefeitura). O Projovem Urbano tem como prioridade a inclusão dos jovens na cidadania, a ampliação do acesso à cultura e a qualificação profissional em formação inicial. Ao final de 18 meses, os jovens recebem certificado de conclusão do Ensino Fundamental e de Qualificação Profissional Inicial.

 

Serviço:

Matrículas do Projovem Urbano para jovens surdos

Data: 9,10 e 11 de março

Horário: 14 às 20 horas

Local: Centro de Atendimento aos Surdos (CAS) - Av. Rui Barbosa, 1970 - Aldeota

Informações pelo telefone 3247.1913.

 

Fonte: Site do IJC

http://www.projovemurbano.gov.br/site/interna.php?p=material&tipo=Noticias&cod=711