Sorteio seleciona 14,4 mil novos alunos para o ProJovem

25/10/2006

 

O Governo Federal realizou no último dia 20 o 3º Sorteio de Matrículas para o ProJovem. Desta vez, o processo beneficiou as regiões metropolitanas. Após o sorteio, 14.400 jovens entre 18 e 24 anos poderão se inscrever no programa, que já beneficia cerca de 150 mil jovens em todo o país. 

 

Além aulas e formação profissional, o programa prevê um auxílio financeiro de R$ 100 para quem freqüentar a sala de aula. “Realizamos o sorteio porque é o meio mais democrático de seleção, que oferece lisura e transparência aos resultados”, afirma a Coordenadora Nacional do ProJovem, Maria José Vieira Feres durante abertura do sorteio na última sexta-feira, em Brasília. 

 

O sorteio ocorreu por meio eletrônico e os números de inscritos, vagas e reclassificados de cada região metropolitana foram disponibilizados para verificação de todos. O sorteio de cada cidade foi feito individualmente e os representantes chamados um a um par participar ativamente da seleção.

 

Dos 17.480 inscritos, 14.400 foram selecionados para efetuar matrícula no ProJovem nas cidades. Os 3.080 restantes não precisam ficar decepcionados porque, de acordo com a Coordenação Nacional do ProJovem, mesmo os alunos que não foram selecionados no sorteio ainda têm chance de integrar no ProJovem, caso o número de matrículas disponibilizadas não sejam devidamente preenchidas pelos alunos selecionados.

 

A representante do programa em Caucaia/CE, Alexandrina Teixeira de Oliveira, relatou a importância do processo seletivo, realizado pelo ProJovem. “Assim o jovem terá a certeza de que participou de uma seleção com a mais pura transparência e legalidade”, afirma.

 

Das 34 regiões metropolitanas que integram o programa, 22 não tiveram necessidade de participar do sorteio porque o número de inscritos não superou o número de vagas. Jaboatão dos Guararapes/PE, Olinda/PE e Belford Roxo/RJ já realizaram sorteio e tem previsão de início de aulas em novembro. “Teremos condições de colocar no programa cerca de 47 mil jovens na etapa de matrícula para as regiões metropolitanas”, explica Maria José Feres.

 

O sorteio foi realizado para as seguintes cidades: Caucaia, Paulista, Duque de Caxias, Magé, Niterói, São Gonçalo, São João de Meriti, Embu das Artes. E nas cidades em que o número de inscritos não superou o número de vagas foi entregue a listagem da inscrição dos jovens.

 

Para a secretária Nacional de Juventude, Regina Novaes oferece uma nova oportunidade para os jovens de ingressar no mercado de trabalho com mais competitividade. “Quando os jovens têm chance e possibilidade eles respondem.”

 

Todo o processo de sorteio foi acompanhado por três representantes da Controladoria Geral da União: Américo Martins, Gustavo Gomes Teixeira e Maíra Hanashiro.

 

Fonte

http://www.projovem.gov.br/html/noticias/noticia46.html