Simulado de comunicação e autobiografia para os
professores
20/07/2011
Nas
formações continuadas do ProJovem
Urbano, em Imperatriz (MA), os professores participaram de um simulado de
comunicação e escreveram suas biografias.
As
formadoras trabalharam o módulo sobre Juventude e Comunicação e realizaram um
júri simulado com o tema: ‘Meios de Comunicação - integração ou exclusão?’ com
a participação de toda a equipe de professores que opinaram sobre a importância
dos meios de comunicação.
Vanessa
da Silva, coordenadora executiva do ProJovem
Urbano em Imperatriz, comenta que a formação é imprescindível para que o
programa atinja bons resultados.
“O ProJovem Urbano integra políticas
públicas de juventude, educação, trabalho e desenvolvimento social. Nesse sentido,
é importante que os professores conheçam a realidade e participem de todas as
unidades formativas que compõe o curso”, disse a coordenadora.
Autobiografia
Durante a
Formação Inicial do ProJovem
em 2010, as formadoras Antônia Marcia Mereles e Fabiane A. Camargo ao
apresentarem o filme: O contador de Histórias e instigaram os
professores a contar suas histórias de vida por meio da produção de um livro
autobiográfico.
Ronivon Soares da Silva, 33 anos, professor de língua
inglesa no Núcleo Marechal Rondon emocionou os colegas ao falar sobre seu livro
que tem como título: Treze capítulos de mim:
“Todo
mundo tem uma história de vida, suficientemente bela e intensa a ponto de poder
ser cantada em letras de músicas e a partir de títulos de filmes. Meu livro
começa com uma citação de Clarice Lispector que diz: ‘Corro perigo como toda
pessoa que vive e a única coisa que me espera é exatamente o inesperado’,
adorei a idéia de contarmos a nossa história, mesmo no início tendo achado que
era se expor demais. Mas, como sou apaixonado por
cinema e minha monografia envolveu literatura e cinema, eu tive a ideia de me esconder atrás de uma técnica, relacionando
momentos da minha vida com filmes”.
Filho de Rosalvo e Raimunda, Ronivon narra
sua história de sucesso, alegrias, tristezas e superação. Em treze capítulos
ele descreve sua vida comparando-a a treze filmes, como: O
bebê de Rosemary, O silêncio dos inocentes, Um estranho no ninho, A
insustentável leveza do ser, E o vento levou, Meu primeiro amor;
e citando autores consagrados como: Shakespeare, Camões e Cecília Meireles.
“O ProJovem Urbano integra políticas
públicas de juventude, educação, trabalho e desenvolvimento social, e é
importante que os professores conheçam a realidade e participem de todas as
unidades formativas que compõe o curso. São elas: Juventude e
Cultura; Juventude e Cidade; Juventude e Trabalho; Juventude e Comunicação;
Juventude e Tecnologia; Juventude e Cidadania”, enumera Vanessa da Silva,
coordenadora local.
Sobre a
participação na formação continuada do Programa, Ronivon
afirma: “Acredito que para nós, professores, é muito importante atualizar-se e
inovar em sala de aula e por isso é imprescindível participarmos das
formações”, comenta.
Ele
acrescenta que os alunos são jovens e muitos pensam em desistir, tem
dificuldades financeiras e o papel do professores é essencial para fazer com
que eles se envolvam com o conteúdo.
Fonte:
Jornal o Progresso
Fonte:
http://www.projovemurbano.gov.br/site/interna.php?p=material&tipo=Noticias&cod=975