Simulado de comunicação e autobiografia para os professores

20/07/2011

 

Nas formações continuadas do ProJovem Urbano, em Imperatriz (MA), os professores participaram de um simulado de comunicação e escreveram suas biografias.

As formadoras trabalharam o módulo sobre Juventude e Comunicação e realizaram um júri simulado com o tema: ‘Meios de Comunicação - integração ou exclusão?’ com a participação de toda a equipe de professores que opinaram sobre a importância dos meios de comunicação.

Vanessa da Silva, coordenadora executiva do ProJovem Urbano em Imperatriz, comenta que a formação é imprescindível para que o programa atinja bons resultados.

“O ProJovem Urbano integra políticas públicas de juventude, educação, trabalho e desenvolvimento social. Nesse sentido, é importante que os professores conheçam a realidade e participem de todas as unidades formativas que compõe o curso”, disse a coordenadora.

Autobiografia

Durante a Formação Inicial do ProJovem em 2010, as formadoras Antônia Marcia Mereles e Fabiane A. Camargo ao apresentarem o filme: O contador de Histórias e instigaram os professores a contar suas histórias de vida por meio da produção de um livro autobiográfico.

Ronivon Soares da Silva, 33 anos, professor de língua inglesa no Núcleo Marechal Rondon emocionou os colegas ao falar sobre seu livro que tem como título: Treze capítulos de mim:

“Todo mundo tem uma história de vida, suficientemente bela e intensa a ponto de poder ser cantada em letras de músicas e a partir de títulos de filmes. Meu livro começa com uma citação de Clarice Lispector que diz: ‘Corro perigo como toda pessoa que vive e a única coisa que me espera é exatamente o inesperado’, adorei a idéia de contarmos a nossa história, mesmo no início tendo achado que era se expor demais. Mas, como sou apaixonado por cinema e minha monografia envolveu literatura e cinema, eu tive a ideia de me esconder atrás de uma técnica, relacionando momentos da minha vida com filmes”.

Filho de Rosalvo e Raimunda, Ronivon narra sua história de sucesso, alegrias, tristezas e superação. Em treze capítulos ele descreve sua vida comparando-a a treze filmes, como: O bebê de Rosemary, O silêncio dos inocentes, Um estranho no ninho, A insustentável leveza do ser, E o vento levou, Meu primeiro amor; e citando autores consagrados como: Shakespeare, Camões e Cecília Meireles.

“O ProJovem Urbano integra políticas públicas de juventude, educação, trabalho e desenvolvimento social, e é importante que os professores conheçam a realidade e participem de todas as unidades formativas que compõe o curso. São elas: Juventude e Cultura; Juventude e Cidade; Juventude e Trabalho; Juventude e Comunicação; Juventude e Tecnologia; Juventude e Cidadania”, enumera Vanessa da Silva, coordenadora local.

Sobre a participação na formação continuada do Programa, Ronivon afirma: “Acredito que para nós, professores, é muito importante atualizar-se e inovar em sala de aula e por isso é imprescindível participarmos das formações”, comenta.

Ele acrescenta que os alunos são jovens e muitos pensam em desistir, tem dificuldades financeiras e o papel do professores é essencial para fazer com que eles se envolvam com o conteúdo.

Fonte: Jornal o Progresso

Fonte:

http://www.projovemurbano.gov.br/site/interna.php?p=material&tipo=Noticias&cod=975