Secretário nacional de Juventude, Beto Cury, cumpre agenda na Bahia

08.07.2009

 

O secretário nacional de Juventude da Secretaria-Geral da Presidência da República, Beto Cury, estará na Bahia nesta quarta e quinta-feira, dias 8 e 9 de julho, onde cumpre agenda nas cidades de Salvador, Lauro de Freitas e Feira de Santana. Na quarta, o secretário permanece na capital e pela manhã tem um encontro com os integrantes do Conselho Estadual de Juventude (Cejuve). À tarde, reúne-se com representantes das Secretarias de Educação, de Relações Institucionais e da Casa Civil do governo baiano, para acertar a adesão do estado ao Projovem Urbano a partir do mês de outubro.

Na quinta-feira participa, em Lauro de Freitas, da cerimônia de assinatura do Pacto pela Juventude, na sede da prefeitura municipal, às 11h, com a presença da prefeita Moema Gramacho. O município adere formalmente ao compromisso, que foi criado pelo Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), após a I Conferência Nacional de Juventude, realizada no ano passado, em Brasília. A iniciativa tem por objetivo manter o tema em pauta e buscar o comprometimento da sociedade civil e, sobretudo, dos agentes governamentais com as políticas juvenis.

Na opinião de Beto Cury, esse comprometimento é fundamental para que a política nacional de juventude se transforme em uma política de Estado, ou seja, uma política que tenha continuidade assegurada, independentemente de quem esteja no governo. Atualmente o Brasil possui 22 gestores estaduais e cerca de 700 gestores municipais de juventude. E embora os números ainda sejam pequenos, considerando a nossa dimensão administrativa, eles indicam que o tema começa a ganhar espaço na agenda pública. "Para isso precisamos continuar trabalhando arduamente, em parceria com os gestores municipais e estaduais, a fim de consolidarmos uma cultura juvenil no país", diz o secretário.

À tarde, ele segue para Feira de Santana, onde a prefeitura assinará um novo termo de adesão ao Projovem Urbano. A cidade iniciou sua participação no Programa na condição de pólo, com pouco mais de 2 mil jovens matriculados, e hoje encontra-se na posição de núcleo, com cerca de 3,2 mil alunos em sala de aula. O evento contará com a presença do prefeito Tarcízio Suzart, do secretário de desenvolvimento social, Maurício Santana, e de outras autoridades municipais.

O Projovem Urbano é uma parceria do governo federal com os governos estaduais e destina-se a jovens de 18 a 29 anos, que sabem ler e escrever e não concluíram o ensino fundamental. O Programa combina formação do ensino fundamental, iniciação profissional, práticas de cidadania e inclusão digital. O aluno também recebe um auxílio mensal de R$ 100,00. Na Bahia, mais de 14 mil jovens já foram atendidos, sendo cerca de 8,5 mil jovens na capital e os demais nos municípios de Feira de Santana, Vitória da Conquista, Juazeiro e Itabuna.

 

 

Mais Informações

Assessoria de Comunicação

Secretaria-Geral,/Secretaria Nacional de Juventude

(61) (61) 3411.1407

 

 

Fonte:

http://www.projovemurbano.gov.br/site/interna.php?p=material&tipo=Noticias&cod=763