Rio de Janeiro – Lançamento

Governo do estado do RJ lançou o ProJovem Urbano que vai vai atender dezesseis municípios

20.02.2009

 

 

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, lançou, no dia 17, no Palácio Guanabara, o ProJovem Urbano no estado, que irá beneficiar cerca de cinco mil jovens.

Acompanhado dos secretários de Trabalho e Renda, Ronald Azaro; de Educação, Tereza Porto, e de Ação Social e Direitos Humanos, Benedita da Silva, Cabral falou sobre a oportunidade única que esses jovens terão de completar sua escolaridade.

“Estamos buscando aqueles para quem o tempo passou e por alguma razão não puderam concluir seus estudos. E também estamos abrindo oportunidades não só para que eles completem o ciclo, como também para que se qualifiquem para o mercado de trabalho. Temos que gerar, cada vez mais a mentalidade da qualificação”, destacou o governador.

A secretária de Ação Social e Direitos Humanos, Benedita da Silva, ressaltou o sucesso das ações resultantes da integração entre os governos federal e estadual e suas secretarias. “É importante estarmos interagindo nas áreas do trabalho, da educação e da assistência social. Esse projeto poderá ser sem dúvida o que vai integrar essa cadeia de serviços para a juventude de nosso estado”.

No Rio de Janeiro, o ProJovem Urbano é promovido pela Secretaria Estadual de Trabalho e Renda em parceria com as secretarias estaduais de Educação e de Ação Social e Direitos Humanos e será implantado em municípios com menos de 200 mil habitantes.

Nessa primeira etapa, que vai beneficiar 16 municípios, estão agendados cursos, com duração de 18 meses, nas áreas de construção civil e reparos, comércio e serviços, petróleo e gás, metal-mecânica e turismo, entre outras.

De acordo com Sandra Mara, coordenadora executiva do Programa no Rio de Janeiro, o evento de lançamento foi uma estratégia para promover o curso e mobilizar os gestores. “Convidamos os prefeitos dos municípios que vão implantar o curso, agentes de matrículas, diretores de escola e demais envolvidos. A idéia foi sensibilizar os gestores para o Programa e divulgar as matrículas no Estado”, disse.

As primeiras turmas, que terão início em abril, irão receber jovens de Japeri, Queimados, Seropédica, Paracambi, Itaguaí, Nilópolis, Mesquita, Mangaratiba, Tanguá, Maricá, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Silva Jardim, Quissamã e Nova Friburgo.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da SEEDUC

http://www.projovemurbano.gov.br/site/interna.php?p=material&tipo=Noticias&cod=706