Recife comemora a primeira formatura

05/12/2006

 

Muita emoção e alegria na primeira formatura do ProJovem, realizada na última quinta-feira (30/11), no Recife. Depois de muito estudo e esforço, os alunos de Ibura estão cheios de planos e esperança.

 

Cerca de 600 alunos receberam os certificados de conclusão do curso do ProJovem, na última quinta-feira (dia 30), na presença do ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Luiz Dulci e do prefeito de Recife, João Paulo. Os jovens integram a 1ª Estação Juventude do ProJovem no Brasil, localizada em Ibura, Recife (PE), marco inicial do Programa em todo o país. Além do Ministro e do Prefeito, compareceram à solenidade: o Secretário Nacional da Juventude, Beto Cury; a subcoordenadora Nacional do ProJovem, Renata Maria Braga Santos; a secretária de Educação, Esporte e Lazer do Recife, Maria Luiza Aléssio; o secretário de Assistência Social, Paulo Dantas; o deputado federal Maurício Rands, além do representante da UFPE, Ivan Vieira de Melo, entre outros convidados.

 

A solenidade de certificação foi repleta de emoção. Os alunos, que durante um ano se dedicaram a terminar o Ensino Fundamental, a obter uma qualificação profissional e desenvolver ações comunitárias, estampavam no rosto a alegria e a sensação de dever cumprido. Entre eles a opinião unânime: como o ProJovem transformou e deu uma reviravolta na vida de cada um deles.

 

Muitos jovens estavam há mais de cinco anos sem estudar e se esforçavam no trabalho para ajudar em casa ou sustentar a família. Agora, o futuro representa esperança e vontade de mudar de vida. Eles aproveitaram as oportunidades de Qualificação Profissional e sonham em abrir negócios, ou se engajam em atividades esportivas e culturais que passaram a conhecer e se envolver.

 

"A formatura traz uma energia positiva para os jovens continuarem com os estudos”, comenta Márcia de Jesus Charret, coordenadora administrativa do ProJovem Recife. Segundo ela, todos os alunos corresponderam às oportunidades oferecidas.

 

Para Renata Braga Santos, Subcoordenadora Nacional do ProJovem, essa turma que está se formando carrega consigo uma força simbólica importante: a da esperança que se  realiza. “A esperança compartilhada por suas famílias e seus amigos, e que transborda para também ser uma esperança no Brasil que estamos juntos, construindo”, enfatizou a professora Renata.  

 

A secretária de Educação do Recife, Maria Luiza Aléssio, afirmou que ficou assustada quando o Programa foi oferecido para começar na cidade, mas que com o apoio da Prefeitura e das escolas o “ProJovem de Recife se tornou um exemplo para o Brasil”.

 

O ministro Luiz Dulci falou do apoio que o Programa recebeu no Recife e enfatizou que o sucesso foi resultado dessa parceria. “Se o apoio recebido aqui fosse estendido a todas as capitais, o programa seria um sucesso maior ainda”, disse ele. 

 

Pioneira

 

Recife foi a capital escolhida para ser a primeira cidade do país a ter o ProJovem implantado. Além dos quase 600 formandos da Estação do Ibura, ainda estão em sala de aula quase 6.000 alunos. Em 2007, em Pernambuco, estão previstas turmas do Programa em Paulista, Jaboatão dos Guararapes e Olinda. 

 

“No Brasil inteiro já são 140 mil alunos e Pernambuco é o estado onde há maior  número de alunos freqüentando”, enfatizou o ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Luiz Soares Dulci. Segundo ele, “se ProJovem começou aqui no ano passado, com uma aula inaugural com o presidente da República, é justo que a primeira formatura seja aqui. De certa maneira, Recife está virando a casa nacional do ProJovem”.

 

O prefeito de Recife, João Paulo, falou que Recife foi pioneira ao possibilitar que esses alunos assimilassem conhecimento e qualificação profissional. “O primordial desse projeto é levar o conhecimento aos jovens, para que eles voltem para a sala de aula. Sem conhecimento, o jovem não tem um futuro assegurado”, afirmou.

 

Fonte

http://www.projovem.gov.br/html/noticias/noticia60.html