Prorrogadas inscrições para o Programa ProJovem Trabalhador

23/06/2013

 

 

A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), vinculada à Secretaria de Estado do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS), informa que foram prorrogadas até dia 28 de junho as inscrições para os cursos de qualificação profissional do Programa ProJovem Trabalhador Juventude Cidadã. Serão oferecidas 4.120 vagas em cursos de qualificação social e profissional em 21 municípios gaúchos.

As inscrições podem ser feitas nas agências FGTAS/Sine das cidades de Alvorada, Bagé, Canguçu, Canoas, Dom Pedrito, Gravataí, Guaíba, Montenegro, Novo Hamburgo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Rosário do Sul, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santana do Livramento, São Gabriel, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Uruguaiana e Viamão.

Poderão participar do programa, jovens entre 18 e 29 anos; estar em situação de desemprego; ser membro de família com renda per capita de até um salário mínimo; estar cursando ou ter concluído o Ensino Fundamental e Médio; não estar cursando ou ter concluído o ensino superior; apresentar a documentação obrigatória no ato do cadastramento (PIS, NIS, CPF, RG e comprovante de residência); e não ser egresso do ProJovem Trabalhador.

A carga para a Qualificação Social será de 100 horas/aula e para a Qualificação Profissional, de 250 horas/aula, num total de 350 horas/aula em 24 semanas. Adotará a metodologia dos Arcos Ocupacionais, abrangendo as esferas da produção e da circulação (indústria, comércio e prestação de serviços), visando a aumentar as possibilidades de inserção ocupacional dos participantes. Estão previstas 250 turmas com, no máximo, 20 alunos em cada turma.

Os jovens receberão bolsa-auxílio de até R$ 600,00 (em seis parcelas de R$ 100,00), repassados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, desde que comprovada a frequência mínima de 75% nas aulas. Os considerados qualificados terão cadastro no Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda, por meio das Agências FGTAS/Sine, para encaminhamento ao mercado de trabalho, após terem concluído carga horária mínima de 80% do curso e 75%, em ocupações com vínculo empregatício ou outras atividades produtivas legais geradoras de renda.

 

Fonte:

http://www.jornalagora.com.br/site/content/noticias/detalhe.php?e=3&n=45071