ProJovem Vitória: Mais uma aluna aprovada em concurso
08/01/2007
Mais um orgulho para o Programa Nacional de Inclusão de Jovens ProJovem de Vitória/ES. A ex-aluna do Programa, Micheli Santos Barbosa da Costa, 23 anos foi aprovada no concurso público do Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo (CEFET-ES) para o curso de Construção Civil.
Micheli Santos parou de estudar com 12 anos de idade, quando estava cursando a 5ª série do ensino fundamental. As dificuldades financeiras a obrigaram a começar a trabalhar muito jovem. Com dois irmãos mais novos, Micheli teve que deixar os estudos para ajudar a mãe. Com 14 anos Micheli engravidou e as dificuldades para continuar os estudos aumentaram. Mas ela nunca desistiu.
Em abril de 2005 a vida de Micheli dos Santos começou a mudar. Ela estava desempregada quando um amigo ligou e perguntou se ela estaria interessada em trabalhar como secretária em um consultório odontológico, ela aceitou imediatamente.
Quando começou a trabalhar surgiram às cobranças do marido e do chefe para que ela continuasse os estudos. Então surgiu a ProJovem, Micheli se inscreveu e as aulas começaram em dezembro de 2005. Mas isso era pouco para Micheli, os professores e o marido a aconselhavam a não parar no ProJovem e continuar. Assim ela resolveu tentar o concurso público do CEFET. “O professor de Português Almir e o professor de Qualificação profissional, Arilson me deram muito apoio”, afirma Micheli.
Com dois filhos, um de 9 e outro de 4 anos, Michele pretende concluir os quatro anos de curso técnico do CEFET. “O CEFET fica bem longe da minha casa, como o ProJovem também ficava. Mas eu não tenho medo de enfrentar dificuldades, vou me esforçar e concluir o curso.” garante.
Mas a aluna não esquece da importância do ProJovem nesse processo de aprendizagem. “O ProJovem foi muito importante para mim, principalmente os professores que me ajudaram muito. O Programa foi, é e sempre será uma família para mim.”
Fonte: