ProJovem São Paulo - Ação Comunitária  08/09/2006

 

Cerca de duzentos alunos da Estação Juventude Campo Lindo, no Centro Educacional Unificado Casa Blanca, em São Paulo, assistiram, no último dia 22, à apresentação da peça teatral “O homem bateu em minha porta”. Interpretada pelos atores Bruno Caetano, Carolina de Biagi, Fernanda Gama, Maria Julia Martins e Rafael Truffaut, a peça discute a agressão e a violência doméstica. 

 

Segundo a Coordenadora de Ação Social do ProJovem de São Paulo, Soraia Saura, esse foi o primeiro grande encontro dos jovens da Estação Campo Limpo. Os alunos se surpreenderam com a quantidade de jovens que participam do Programa e se entusiasmaram com a atividade.

 

 O texto da peça “O homem que bateu em minha porta” discute as várias faces que a violência doméstica pode assumir dentro da família. Apesar de várias conquistas femininas em diferentes áreas, a mulher continua sendo vítima da agressão física do companheiro. Uma realidade muitas vezes mascarada e escondida pela família. A proposta da peça é justamente discutir esses aspetos da questão, propondo uma reflexão sobre as alternativas para resolver uma situação que vitimiza muitas mulheres, principalmente nas camadas mais pobres da população.  

 

O resultado da iniciativa foi tão positivo que a partir desse evento o pessoal já pensa em planejar festas e encontros com todos os alunos da Estação Campo Limpo. A peça já é tema de discussão em sala de aula e a participação e interesse dos jovens foi acima das expectativas. Para a coordenadora da Estação, Marina Leite, "a reflexão sobre a violência a que muitas mulheres são submetidas contribui para que elas possam reconhecer a violência como tal e encorajá-las a se rebelarem e denunciarem essa situação".

 

Fonte

http://www.projovem.gov.br/html/noticias/noticia31.html