ProJovem São Luís (MA) – Dia de festa na formatura

Mais de 1.200 jovens concluíram o curso do ProJovem em São Luís (MA), a cerimônia e festa de formatura foi realizada na última sexta-feira (23)

27/11/2007

 

Um grupo de 1.251 jovens concluiu a segunda fase de implantação do curso do ProJovem de São Luís (MA). A cerimônia de formatura foi realizada na última sexta-feira, dia 23, no Grêmio Lítero Recreativo Português, no bairro Cutim.

 

Vários jovens compareceram com seus filhos e familiares e falaram sobre suas experiências de vitória. Jovens como Albert Lima Palhano, 23 anos, que montou um aviário no quintal de sua casa, no bairro Turu, após aprender as técnicas e práticas do agoextrativismo e concluir o curso. “Tenho um galpão com capacidade para 450 aves (galinhas caipiras) e forneço frangos de corte para vários restaurantes da capital”, disse o jovem empreendedor.

 

Ele afirma que planeja construir mais um galpão com capacidade para 600 aves e também produzir ração. “Estava desempregado e hoje tenho meu próprio negócio. Freqüentar o ProJovem mudou minha vida”.

 

Outro exemplo é o de Inaldo Lesle Mendes, 26 anos, que havia parado de estudar na 4ª série e recebeu seu certificado na festa de formatura. “Estava sem estudar há mais de seis anos. Além de melhorar minha auto-estima, consegui um estágio remunerado em uma loja de equipamentos eletrônicos, recebo um salário, ajuda de transporte e alimentação e tenho a perspectiva de ser contratado ao final do estágio”, entusiasma-se.

 

 

Para a Subcoordenadora Nacional do ProJovem, Renata Braga Santos, convidada para o evento, a formatura foi um “momento bonito e emocionante”.

 

“É uma vitória coletiva. Valorizou o esforço dos jovens, de suas famílias e da Prefeitura. O ProJovem veio para esses alunos com uma proposta de mudança de vida na essência. Eles não receberam somente um certificado. Eles receberam perspectivas, capacidades e instrumentos para mudar seus futuros e o de suas famílias”, afirmou Renata.

 

Na cerimônia, o prefeito Tadeu Palácio lembrou que a Prefeitura de São Luís conseguiu avançar ao elaborar o Clube de Oportunidades Nossa Vez, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento. “Após o curso, o jovem é integrado ao Clube de Oportunidades e pode continuar o processo de inclusão digital e capacitação”, explicou.

 

Segundo o secretário municipal de educação, Moacir Feitosa, o ProJovem de São Luís concretiza o sonho de conclusão do Ensino Fundamental e da capacitação profissional para o mundo do trabalho. “Na prática, é realizado o resgate da cidadania e do direito à educação de cada um desses jovens".

 

A coordenadora municipal e pedagógica do Programa em São Luís, Eliana Lisbôa, disse que a formatura dos alunos é uma concretização da cidadania na vida escolar e profissional dos jovens. "É um marco da educação e trabalho de inclusão social que garante a esse segmento juvenil o exercício de cidadania com dignidade e respeito social".

 

O ProJovem de São Luís iniciou as atividades em 2005 e os alunos recebem iniciação profissional em áreas como turismo e hospitalidade, serviços pessoais, construções e reparos e agroextrativismo.

 

No momento, 1.400 alunos estudam regularmente na capital maranhense, em duas Estações Juventude. A 3ª entrada teve início em setembro de 2007.

 

Fonte

http://www.projovem.gov.br/html/noticias/noticia270.html