ProJovem Recife (PE) – Passeio promissor

Alunos visitam o Complexo Industrial e Portuário de Suape, no Recife (PE), aprendem sobre responsabilidade social e conhecem o promissor mercado de trabalho na área industrial

 

Os alunos do Núcleo 4, da Estação Juventude 11, do ProJovem de Recife (PE), conheceram as instalações do Complexo Industrial e Portuário de Suape, no último dia 17.

No passeio, os jovens visitaram as instalações do complexo e assistiram a uma palestra para entender o funcionamento do mais completo pólo para a localização de negócios industriais e portuários da Região Nordeste.

Dispondo de uma infra-estrutura completa para atender às necessidades dos mais diversos empreendimentos, Suape tem atraído um número cada vez maior de empresas interessadas em colocar seus produtos no mercado regional ou exportá-los para outros países.

Segundo Eraldo Guerra, professor de Qualificação Profissional, a idéia do passeio foi oferecer aos jovens uma oportunidade de conhecer mais sobre o mercado de trabalho e ampliar o horizonte de possibilidades. “Em reunião com os PO (professores orientadores), discutíamos sobre matérias que saíram no jornal falando que a Suape oferece emprego, mas falta qualificação”.

Um dos pontos de interesse dos jovens foi nos projetos de responsabilidade social que a empresa desenvolve: além de atender às necessidades do mercado, Suape não esquece de priorizar o aspecto social e minimizar o impacto da produção industrial no meio ambiente, o que é um desafio para as grandes empresas atualmente. As atividades econômicas aliadas à conservação ambiental e ao desenvolvimento social compõem o novo perfil de responsabilidade empresarial.

 

Oportunidades:

Após conhecer as instalações do complexo, os jovens foram conduzidos para uma palestra sobre o funcionamento e o trabalho em Suape. De forma dinâmica e participativa, o palestrante Erasmo Carlos utilizou vídeos e slides para falar aos jovens sobre as oportunidades que Suape oferece.

Além de tratar sobre os empregos que são gerados direta e indiretamente, eles também tiveram informações sobre a qualificação exigida e as escolas técnicas que estão sendo construídas em Suape para capacitar os profissionais.

 “Na palestra se falou muito de oportunidades de emprego na área de informática, construção civil e alimentação, que são arcos que compõem a grade curricular do ProJovem Recife. Então, a visita foi bastante proveitosa e animadora para o alunos”, disse Guerra. “Os alunos voltaram entusiasmados, com muitos sonhos e perspectivas”.

 

Pólo industrial:

O Complexo Industrial e Portuário de Suape é o mais completo pólo para a localização de negócios industriais e portuários da Região Nordeste. Dispondo de uma infra-estrutura completa para atender às necessidades dos mais diversos empreendimentos, Suape tem atraído um número cada vez maior de empresas interessadas em colocar seus produtos no mercado regional ou exportá-los para outros países.

A posição geográfica de Pernambuco, no centro da Região Nordeste, transforma Suape em um centro concentrador e distribuidor de cargas. A localização também torna o porto de Suape vocacionado como um porto internacional concentrador de cargas (hub port) para toda a América do Sul.

Mais de 70 empresas já se instalaram ou estão em fase de implantação no Complexo Industrial, representando investimentos da ordem de US$ 1,7 bilhão. Além da infra-estrutura adequada, essas empresas contam ainda com incentivos fiscais, oferecidos pelos governo estadual e municipal, com o objetivo de estimular a geração de empregos e incrementar a economia regional.

Em uma estratégia planejada pelos armadores internacionais, Suape passou a ser visto como o porto que poderia realizar, na Costa Atlântica da América do Sul, as operações de "transhipment", ou seja, a transferência de cargas de navios de grande porte (full-containers de 4ª geração) para as instalações portuárias e reembarcando-as em navios de menor porte.

O pólo agrega uma multimodalidade de transportes, através de rodovias e ferrovias internas, aliadas a um porto de águas profundas com redes de abastecimento de água, energia elétrica, telecomunicações e gás natural instaladas em todo o complexo.

 

Veja mais: www.suape.pe.gov.br

 

 

Fonte:

http://www.projovem.gov.br/html/noticias/noticia309.html