ProJovem Porto Velho (RO) - Juventude em ação

17/04/2007

 

Alunos elaboram planos de ação comunitária de combate à Dengue, recreação infantil, saúde mental e crianças abandonadas.

 

Primeiramente, os alunos de Porto Velho (RO) fizeram um mapa de desafios e diagnosticaram as situações de maior carência social nos locais onde moram. Em seguida, elaboraram Planos de Ação Comunitária (PLA) para trabalhar essas questões na comunidade. 

 

A coordenação municipal adotou uma estratégia de integração para obter a adesão e participação de todos os alunos e educadores do Programa. Foram realizadas duas formações continuadas onde o tema de Ação Comunitária foi trabalhado com a integração profissional e com a participação dos alunos. Novas formas de apresentação e execução dos planos foram pensadas.

 

As idéias desenvolvidas se transformaram em projetos: Zona Leste Combatendo a Dengue, cuja área de abrangência serão os bairros Marcos Freire, Ronaldo Aragão e Ulisses Guimarães; ProAlegria – É Hora de Brincar, desenvolvido no Abrigo Municipal Infantil Lar do Bebê; Saúde Mental - Rompendo Preconceitos, realizado em parceria com o Sanatório Lar de Eurípedes e o Centro de Atenção Psicossocial do Município de Porto Velho / CAPS; e Vítimas do Abandono, que trabalha a questão das crianças e adolescentes institucionalizados nos abrigos municipais.

 

“A ação comunitária ajudam às pessoas das comunidades, mas também são um ato de benefício para nós”, comenta Rosemá Oliveira, aluna do Núcleo Marcelo Cândia, que executará o plano Rompendo Preconceitos.

 

Segundo Ângela Aguiar, coordenadora pedagógica do ProJovem de Porto Velho, o resultado alcançado foi gratificante. “Todos os educadores, por meio de um contágio emocional positivo, envolveram os alunos, que se organizaram, ensaiaram e foram em busca dos recursos necessários para a apresentação”, conta ela.

 

Para a apresentação dos planos, realizada no começo de março, a Estação Juventude III, do ProJovem de Porto Velho, promoveu um evento público com a participação dos alunos, educadores, coordenadores de estações, coordenadores municipais, parceiros e uma representante da Fundação Darcy Ribeiro. Teatro, data-show, danças folclóricas e dance music foram alguns dos recursos utilizados pelos alunos.

 

 “A iniciativa dos alunos nos dá uma idéia da importância que eles estão dando à ação comunitária: um exercício da cidadania e da solidariedade”, complementa Ângela.

 

Fonte

http://www.projovem.gov.br/html/noticias/noticia126.html