ProJovem Paulista (PE) - Temas contemporâneos nos PLAs

Alunos discutem assuntos atuais e sobre a realidade da cidade na elaboração dos seus Planos de Ação Comunitária

05/11/2007

 

A questão das drogas, a conservação da cidade, coleta seletiva do lixo, segurança e outros assuntos são objetos de debate e estudo por parte dos jovens. Eles levantam dados e informações para a elaboração dos PLA em sua comunidade.

 

Veja a seguir alguns desses planos.

 

Firmino:

Segurança para viver

A falta de segurança em nossas comunidades tem trazido a todos uma reflexão: como as drogas contribuem com tudo isso?

 

Percebe-se que o numero de jovens drogados que tem praticado pequenos e grandes furtos cresce sensivelmente e a sociedade civil perde seus preciosos jovens para o mundo, muitas vezes sem volta, das drogas.

 

O poder das drogas nas insegurança brasileira é certa, afinal são bairros inteiros amedrontados pelo a influência e pela “Lei” das drogas.

 

Segurança versus Drogas; até quando a nossa sociedade ficará de braços cruzados vendo os nossos jovens indo por um caminho sem certeza de volta. Já não mais ficamos até tarde nas ruas de nossas casas; já não andamos tranqüilos em nossos bairros e até na escola em que estudamos, como o Firmino da Veiga, não sentimos segurança, tendo vários de nossos colegas vitimas de assaltos em frente ao porão da escola.

 

Quando paramos para refletir sobre este problema, mas ficamos indignados com a tal da droga. A Revista Super Interessante trouxe uma reportagem que nos chamou muito a atenção, pois cada vez mais jovens de pouca idade tem se envolvido com drogas.

 

 

Desta forma, teremos como principal objetivo do Plano de Ação Comunitária a sensibilização dos jovens para os problemas trazidos pela droga ao corpo humano, bem como palestras sobre o poder da droga nas escolas.

 

Desde já queremos agradecer aos que criaram e exercem funções, e participam junto com nossos empenhos e desenvolvimento no PROJOVEM.

Agradecemos também ao Presidente, Governador e ao Prefeito Ives Ribeiro, pedindo para que criem planos de segurança para a cidade de Paulista.

 

 

 

Aprendendo e Desenvolvendo

A nossa equipe terá como objetivo geral neste PLA, a sensibilização dos órgãos competentes na área de qualificação profissional, para a realização de cursos de qualificação para jovens desempregados e despreparados para o mercado de trabalho.

 

A chance de obter esta qualificação no Projovem possibilitará novas aberturas para o mercado de trabalho, mas o numero de jovens desempregados no município do Paulista vai muito além dos alunos do Projovem, por isso buscaremos sensibilizar a nossa prefeitura para a criação de diversos mini cursos de qualificação profissional para as nossas comunidades.

 

Através de uma carta que enviaremos a Secretaria de Educação, bem como a entrega de panfletos na busca de sensibilizar os jovens para ir em busca de qualificação nas comunidades de Maranguape I, II, Arthur, Alameda e Paulista Centro.

 

Os recursos que serão necessários para o desenvolvimento de nosso PLA são: Papel, impressora e tinta para impressão.

 

Outro objetivo nosso é ter a Prefeitura do Paulista como parceira neste projeto.

 

 

 

Força Jovem/ Lançando Desafios, Buscando Soluções

O tema de nosso Plano de Ação Comunitária é o grande problema de calçamento nas ruas de nossas comunidades: Maranguape I e II, Arthur, Paratibe e Jardim Paulista.

 

Queremos colocar em pauta a falta de calçamento em ruas que na Secretaria de infra-estrutura já se encontram calçadas. Por se tratar de problemas antigos de outras gestões, o nosso objetivo é sensibilizar a mesma secretaria para um novo projeto de calçamento junto com a comunidade.

 

A nossa maior preocupação é que com a falta de calçamento os buracos, que já são inevitáveis, crescem cada vez mais, acumulando lixo e trazendo doenças, além de pequenos acidentes, como quedas de idosos e crianças.

 

Através de uma carta direcionada a Secretaria de Educação, parceira direta do Projovem, solicitaremos o envio de nosso PLA para os órgãos competentes, afim de sensibilizar a todos para o problema do calçamento em nossas comunidades.

 

 

 

Frei Guido:

Gaviões do Lixão/ Jovens Independentes

Os gaviões do lixão trazem como pauta de debates em sala de aula, a grande preocupação com as conseqüências do lixão da Mirueira para com a comunidade.

 

O objetivo da equipe é sensibilizar a comunidade da Mirueira para a coleta seletiva; permitindo assim uma melhor distribuição do lixo que é levado para o lixão. A equipe também tem como objetivo a sensibilização da secretaria de infra-estrutura para um possível aterro sanitário mais adequado.

 

A grande preocupação dos moradores do bairro citado é o grande número de doenças e animais que circulam pela comunidade por causa do lixão. Desta forma, trabalhar com a sensibilização da comunidade para uma correta coleta seletiva é o passo principal de nosso Plano de Ação Comunitária (PLA).

 

O resultado que esperamos com este PLA é que um grande número de pessoas da comunidade estejam mais flexível para a coleta coletiva e que passem a colocar seus lixos separados para a coleta do carro da prefeitura; buscando assim a diminuição dos ratos na comunidade, bem como as doenças trazidas por esses e vários outros animais; além da diminuição do desagradável mau cheiro do lixão.

 

Através de panfletos referentes à coleta seletiva é que nos deteremos para sensibilizar a comunidade.

 

Os nossos principais recursos serão papeis, tinta e impressora para a impressão dos panfletos.

Vale ressaltar que o nosso principal parceiro e apoiador do PLA é a Prefeitura do Paulista que através do Projovem tem permitido o desenvolvimento de nossa ação comunitária.

 

 

 

Êxito de Rua/ União e Ação

O nosso Plano de Ação Comunitária será voltado para o grande problema de saneamento básico e calçamento nos bairros de Mirueira e Jardim Paulista; tendo como objetivo geral a sensibilização dessas comunidades para os grandes problemas trazidos pelo lixo jogado nos córregos e nos rios; além de sensibilizar a secretaria de infra-estrutura para o calçamento nas ruas que nunca foram calçadas.

 

Esperamos que com este PLA tenhamos como resultado a comunidade mais consciente em relação aos problemas dos lixos nos esgotos, bem como a sensibilização da secretaria de infra-estrutura para um projeto de calçamento nas ruas dos bairros citados.

 

A nossa equipe trabalhará com panfletos e com o projeto entregue a secretaria de educação do Paulista que conduz o Projovem.

 

Os recursos necessários para a realização destas atividades serão papeis, impressora e tinta para a impressão do projeto e dos panfletos.

 

Agradecemos antecipadamente a todos os educadores do Projovem, a comunidade, bem como a Prefeitura do Paulista.

 

 

 

Quem ama a vida, busca a paz!

Nos últimos anos a insegurança em nosso país tem crescido assustadoramente e infelizmente não é apenas um problema local, mas um assunto que tem preocupado a todos, de norte a sul deste país chamado Brasil.

 

Pernambuco é mais um estado que tem sofrido com as conseqüências da insegurança e nosso município do Paulista também vem sofrendo com esses problemas.

 

É certo que a falta de segurança tem incomodado a todos do bairro da Mirueira e de Jardim Paulista, já que o número de assalto e assassinatos tem crescido consideravelmente. O nosso grande objetivo é sensibilizar a comunidade para um abaixo assinado solicitando a Policia Militar uma ronda mais freqüente em nossas comunidades.

 

Os recursos necessários serão papeis, canetas e recursos humanos para colher as assinaturas.

Buscaremos como parceiro e apoiador a Prefeitura do Paulista no desenvolvimento deste plano de ação.

 

Fonte

http://www.projovem.gov.br/html/noticias/noticia255.html