ProJovem Novo Hamburgo (RS) - Alunos apresentam PLA
12/11/2007
Uma noite para apresentar ao município a capacidade de mobilização dos jovens e o interesse em contribuir com a comunidade. Essa foi a proposta da apresentação dos Planos de Ação Comunitária, evento realizado pelo ProJovem de Novo Hamburgo (RS), na última quinta-feira (8/11).
A apresentação foi realizada Teatro Paschoal Carlos Magno para cerca de 500 pessoas. Os jovens mostraram suas propostas e idéias das ações que vão contribuir com a comunidade e serão realizadas pelos próprios estudantes do Programa.
A atividade contou com apresentações artísticas e depoimentos de estudantes e professores dos quatro núcleos do ProJovem: Santo Afonso, Canudos, Kephas e Centro.
Um dos planos chamava-se "ProJovem contra a Dengue" e foi elaborado pelo grupo da estudante Vanusa de Fátima da Silva Nascimento, 22 anos, moradora do bairro Canudos. "Nosso foco é conscientizar os moradores da Vila Kipling para combater a dengue, divulgando informações capazes de educar sobre as melhores formas de prevenção", explicou a estudante.
Gilmar Martins, 24 anos, e seu grupo de Ação Comunitária apresentaram o "Gíria STO", um espaço informativo no Jornal Zona Sul em Destaque, uma publicação da Associação de Moradores do Bairro Santo Afonso. "Queremos divulgar a população os desafios e potencialidades do bairro, destacando o papel da juventude e seus interesses e necessidades", disse Gilmar.
De acordo com o coordenador de Ação Comunitária do ProJovem de Novo Hamburgo, Marcelo Ribeiro de Freitas, os planos são exercícios práticos de cidadania, onde os jovens discutem os desafios do município e de seus bairros e propõem pequenas ações de melhoria. "Eles aprendem a valorizar o verdadeiro sentido da política e a importância do trabalho coletivo", comenta Marcelo.
"O que se viu aqui foi um espírito jovem, que reivindica e busca oportunidades, mas que também apresenta idéias ricas. A cidade só tem a ganhar com isso", afirmou o Vice-Prefeito de Novo Hamburgo, Raúl Cassel.
Após o encerramento das apresentações, Raúl e os demais expectadores conferiram de perto cada um dos planos no saguão do Teatro Municipal. A ocasião também serviu para recepcionar a 2ª turma do ProJovem, que iniciou as aulas em setembro.
Fonte