ProJovem Macapá – Conferência da juventude
11/12/2007
Aluno do ProJovem é eleito para representar o Macapá (AP) na etapa municipal da Conferência da Juventude. O encontro nacional acontece em 2008
A Conferência Municipal da Juventude de Macapá, promovida entre os dias 22 e 23 de novembro, funcionou como tema de ação e cidadania onde os alunos do ProJovem participaram e opinaram sobre seus anseios em políticas públicas para a juventude.
A 1ª Conferência Municipal da Juventude foi realizada no auditório do Centro de Difusão Cultural Maracá e organizada pela Prefeitura Municipal de Macapá, em parceria com a Coordenadoria Municipal de Juventude (Comjuv).
A abertura do evento contou com a presença do prefeito de Macapá, João Henrique Rodrigues Pimentel; do Coordenador Municipal de Juventude, Antônio Zomba; do Secretário Extraordinário de Políticas Públicas para Juventude, Marcos Nascimento, entre outras autoridades e convidados, além de representantes da sociedade civil organizada e das comunidades juvenis.
Em pronunciamento, o prefeito de Macapá, João Henrique Rodrigues Pimentel, disse que há dois grandes desafios na Conferência: assegurar a inclusão de jovens à cidadania, aos seus direitos e consolidar o tema juventude como política de estado do Brasil. “A Conferência Municipal é uma oportunidade para que os jovens amapaenses discutam assuntos pertinentes ao seu cotidiano. Vocês poderão levantar propostas para uma caminhada mais segura, em direção ao mercado de trabalho, à vida e ao futuro”, ressaltou.
A ex-aluna do ProJovem e atual representante do Grêmio Estudantil Pro-Juventude, Carla Mafra, considerou o evento um momento importante de união para discussões. “Não desista, persista! Vamos atrás do que acreditamos, vamos eleger e apoiar nossos delegados”, afirmou.
Debates
No segundo dia da conferência todas as discussões giraram em torno do eixo temático: “Desafios e Prioridade para implementação de Políticas Públicas para a Juventude”.
A programação também contou com as palestras: “Macapá: A importância da juventude nas transformações sociais de nosso município”, ministrada pelo professor Adalberto Junior Ferreira Paz; e a palestra “Novas perspectivas para Juventude Negra em Macapá”, com o militante do Movimento AfroJovem do Amapá, Jorge de Souza.
Durante a conferência todos os jovens participantes formaram grupos de discussão debatendo e avaliando as principais necessidades da juventude amapaense, tendo temas como: Família, Educação, Cidade, Trabalho, Tempo Livre, Drogas, Cultura, Meio Ambiente, Sexualidade, Diversidade, Política e Participação, Mídia e Liberdade.
Eleição
De acordo com a coordenação do ProJovem de Macapá aproximadamente 200 estudantes, incluindo os alunos dos oito núcleos, compareceram na abertura oficial da Conferência, demonstrando a importância da participação política voltada ao jovem.
À tarde, os 80 delegados do ProJovem participaram do encontro para eleição e escolha do delegado municipal. Com uma eleição bastante concorrida, o vencedor foi aluno Márcio Ferreira, do núcleo Raimunda Virgulino.
Todo orgulhoso em ser eleito o representante municipal, Márcio Ferreira contou como será sua atuação em Brasília. “Agradeço a todos que confiaram em mim. Defenderei todas as propostas, incluindo as levantadas nas pré-conferências zona norte e zona sul, das quais participei”, comentou.
A 1ª Conferência Nacional de Políticas da Juventude será realizada em abril de 2008, em Brasília, com a presença de mais de 2000 delegados de todo o país. Na ocasião, os delegados defenderão as propostas de interesse da juventude que serão inseridas no Plano Nacional de Juventude.
Saiba mais sobre a Conferência da Juventude:
fonte