ProJovem Macapá (AP) – Pré-Conferência reúne mais de 300 alunos

Jovens de Macapá se mobilizam para a etapa preparatória da I Conferência Municipal de Juventude

22/11/2007

 

 

A I Conferência Municipal de Juventude, realizada no último dia 7/11, envolveu representantes de entidades governamentais e não-governamentais e funcionou como tema de ação e cidadania. Mais de 300 alunos dos oito núcleos do ProJovem de Macapá (AP) participaram e opinaram sobre seus anseios em políticas públicas para a juventude.

 

A conferência foi promovida pela Prefeitura Municipal de Macapá, por meio da Coordenadoria Municipal de Juventude (Comjuv), na EMEF José Leoves Teixeira, localizada no bairro Renascer.

 

Como parte dos preparativos, grupos e entidades ligadas à população jovem do município iniciaram os debates e as pré-conferências preparatórias, dividindo os encontros em dois momentos e abrangendo o maior número possível de jovens (zona norte e zona sul).

 

Essas conferências funcionaram como fóruns de discussões abertas a todos os jovens, com o objetivo de tratar e debater o presente e o futuro da juventude amapaense. Durante as pré-conferências foram debatidos e avaliados temas como educação, saúde, esporte, cultura, emprego e meio ambiente, divididos em grupos de discussão.

 

Na abertura, estiveram presentes o Secretário do Gabinete Civil, Emanoel Oliveira, representando o Prefeito de Macapá, João Henrique; o Deputado Estadual, Paulo José; o Coordenador Municipal de Juventude, Antônio Zomba; o Coordenador-geral do ProJovem Macapá, Carlos Augusto Pimentel, além de lideranças de movimentos sociais ligadas à juventude, como Fátima Almeida, da Coordenadoria Municipal de Políticas para Mulheres; representante do Movimento Hip-Hop, Josiel Ramos e o Movimento Afro-jovem do Amapá, Edicleia Ribeiro e a ex-aluna do ProJovem, Carla Mafra.

 

A disposição dos jovens em discutir mudanças para seu crescimento e inclusão  foi elogiada pelo Coordenador Municipal da Juventude, Antônio Zomba. “A presença de vocês nestes encontros para discutir e debater alternativas para a juventude é importantíssima”, declarou.

 

Em seguida, o coordenador geral do ProJovem de Macapá, Carlos Augusto Pimentel, enfatizou que uma política pública de juventude só tem êxito se elaborada em conjunto com toda a juventude, zona norte e zona sul. “Os jovens precisam participar das pré-conferências, como um estudo e reflexão, para serem levantadas propostas que beneficiem a todos e que seja algo que vocês próprios desenvolveram”, destacou Pimentel.

 

O estudante do núcleo Raimunda Virgulino, Márcio Ferreira, também participou da pré-conferência como representante dos alunos do ProJovem, e em seu pronunciamento considerou o momento como um direito da juventude em ter um espaço para opinar. "Muitos jovens têm vontade de falar sobre diversos assuntos, mas falta uma oportunidade como a conferência, para isso acontecer. Estamos fazendo valer o nosso direito", afirmou.

 

A Conferência Nacional da Juventude está programada para abril de 2008.

 

Mais informações: www.juventude.gov.br

 

Fonte

http://www.projovem.gov.br/html/noticias/noticia267.html