ProJovem João Pessoa (PB) -  Conversas interestaduais

06/06/2007

 

O teatro foi a forma de expressão escolhida pelos jovens para retratar sua realidade no Ciclo de Conversas do Plano de Ação Comunitária (PLA), promovido pela Coordenação do ProJovem de João Pessoa (PB), no dia 29 de maio. 

 

Alunos já formados pelo ProJovem da capital encenaram uma peça sobre a violência urbana e os alunos da Escola-Teatro Piolin, local onde foi realizado o encontro, abordaram o protagonismo dos jovens diante de seus direitos.

 

O ciclo de conversas teve como finalidade a troca de experiências e o planejamento das ações para o segundo semestre de 2007. Segundo a coordenadora do ProJovem de João Pessoa, Márcia Lucena, esta é uma ação pioneira entre os estados envolvidos no programa.  

 

 "Nós seremos o primeiro ProJovem a implantar esse plano de debates em que o aluno poderá fazer contato com outros grupos e trocar experiências das ações do PLA. Isso é de grande importância porque valoriza a ação do jovem diante da sociedade", disse a coordenadora.   

 

Convidados

 

Além dos 30 monitores do Plano de Ação Comunitária de João Pessoa, representando as Estações Água, Terra, Ar e Fogo, participaram do encontro, 30 alunos convidados do ProJovem do Rio Grande do Norte e dez da cidade do Recife (PE). 

 

O ciclo também contou com a presença dos representantes da Coordenação Nacional do ProJovem Nacional, Jazon de Souza Macedo e Renata Villas-Bôas, consultora e autora do 'Guia de Ação Comunitária', que participou de uma roda de conversas com os estudantes. 

 

Os jovens debateram e mostraram os trabalhos desenvolvidos nas comunidades onde estão inseridos. Abordaram temas como: drogas, DSTs e AIDS, violência contra mulher, violência no trânsito, gravidez na adolescência, entre outras questões.  

 

Um dos pontos fortes foi a participação dos alunos no Orçamento Democrático da Prefeitura. Alguns deles executaram a tarefa de delegados, representando os interesses da sua comunidade. "Nos relatos, muita emoção e aprendizado no exercício cidadão da conquista dos direitos e na visão crítica dos deveres", disse Lucena.

 

Fonte

http://www.projovem.gov.br/html/noticias/noticia159.html