ProJovem João Pessoa(PB) - Aprender a aprender
O papel do Professor Orientador no curso do ProJovem foi tema de um seminário este fim de semana
na capital paraibana
08/08/2007
A Coordenação do ProJovem de João Pessoa (PB) promoveu o seminário Professor Orientador em Ação, neste sábado 11/8, no auditório do CAM, para avaliação e redimensionamento das ações desse professor no Curso.
O projeto pedagógico do curso do ProJovem apresenta o desafio de uma integração curricular viva e significativa para os alunos e professores. Nesse contexto, a atuação do Professor Orientador é uma das chaves para o sucesso da integração do currículo.
No seminário, um grupo de educadores de cada estação (das três dimensões) relatou as vivências no desenvolvimento da dupla função que exerce enquanto educador e professor orientador.
“No ProJovem, o professor especialista tem a seu cargo a tarefa de ‘ensinar' um determinado componente curricular a todos os alunos do núcleo, ao professor orientador cabe dinamizar as atividades de sua turma no sentido de ensinar-lhes ‘como aprender'. Move-se, então, o foco do ensino para a aprendizagem: os alunos devem ‘aprender a aprender'”, ensina o Manual do Educador do curso do ProJovem.
“Para nós, do ProJovem de João Pessoa, de nada adianta falar sobre protagonismo juvenil sem de fato dar lugar para que tal protagonismo se efetive no cotidiano de nossas ações”, afirma uma das coordenadoras do ProJovem de João Pessoa. “Por isso o seminário tem como culminância o diálogo com o maior e melhor dos interlocutores: o jovem ProJovem.”
No seminário, representando a Coordenação Nacional do ProJovem, a Subcoordenadora Nacional, Renata Braga Santos e a assessora pedagógica, Luana Pimenta.
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