ProJovem João Pessoa - Apresentação no Cefet

08/03/2007

 

O aprendizado de sala de aula transforma-se em conhecimento e é aplicado na comunidade. Com essa perspectiva os alunos do ProJovem de João Pessoa realizaram, esta semana, uma exposição na Praça de Eventos do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-PB), no bairro de Jaguaribe, na capital paraibana. A exposição mostrou o trabalho desenvolvido no arco 'Construções e Reparos' de Qualificação Profissional do curso.  

 

O público pôde conferir desde sistemas de bombas d'água até trabalhos mais complexos como um circuito fechado de TV, interiamente criado pelos alunos. A mostra faz parte dos eventos previstos nos Arcos Ocupacionais do Programa e integra a programação de conclusão desse módulo. 

 

No arco 'Construção e Reparos', os alunos puderam optar entre quatro módulos: eletricista predial, trabalhador de manutenção de edificações, instalador de sistemas eletrônicos de segurança e instalador e reparador de linhas e aparelhos de telecomunicações. 

 

Desempenho

 

O coordenador de Qualificação Profissional do Projovem de João Pessoa, Thiago Pacheco Barbosa, ressaltou o desempenho e esforço dos alunos para mudar de vida. "É muito gratificante ver que os alunos se interessaram e levaram a sério todas as etapas do curso. Alguns já estão prestando pequenos serviços nos locais onde moram. O objetivo do programa é incluí-los no mundo do trabalho, não necessariamente que eles saiam com um emprego, mas que tenham as condições de competir no mercado com outros profissionais", afirmou. 

 

O aluno Washington Maciel de Vasconcelos, 20 anos, integrou o grupo responsável pela criação de um circuito fechado de TV. O jovem entende que a oportunidade está servindo para abrir portas e novas chances profissionais. "Foi um grande passo. Minha formação anterior era um curso de porteiro e secretariado. O ProJovem foi totalmente importante porque vai contribuir bem mais para a minha formação profissional". E o futuro Washington já escolheu: vai trabalhar com segurança e eletricidade. 

 

Outra experiência apresentada foi a da criação de um sistema de bomba d'água. Ricardo Glebson da Silva Fragoso, 21 anos, integrante do grupo responsável pela execução do projeto, disse que a expectativa é de novas oportunidades. "Espero agora conseguir o meu primeiro emprego, pois é o que está faltando. Antes eu ficava só em casa, mas o ProJovem me deu a oportunidade de estar aqui e ganhei muitos conhecimentos. Se aparecer oportunidade de emprego em eletricidade eu tenho a base, porque já sei trabalhar com os circuitos", frisou. 

 

Os trabalhos resultantes das atividades do Programa vêm sendo expostos desde o início do mês. Nos dias 2 e 3 de março foi exibido o resultado do arco 'Educação'. Posteriormente haverá mostras dos trabalhos dos arcos 'Arte e Cultura', no próximo sábado (10/03), no Teatro Santa Roza, e de 'Gestão Pública e Terceiro Setor' na segunda-feira (12/03), na Praça Pedro Américo, ambos no Centro de João Pessoa. 

 

 

Fonte: www.joaopessoa.pb.gov.br

http://www.projovem.gov.br/html/noticias/noticia101.html