ProJovem João Pessoa (PB) - Caminhada de Mobilização Social

26/04/2007

 

Na semana passada, no dia 19 de abril, a Estação Juventude Ar, do ProJovem de João Pessoa (PB), realizou uma grande caminhada de mobilização social com os alunos para a apresentação dos Planos de Ação Comunitária (PLA).

 

O evento foi planejado pelos jovens e pelas educadoras sociais do Programa, Ana Carla Palmeira, Luciana Carvalho e Solange Coelho. O objetivo da caminhada foi sensibilizar a população sobre temas como segurança pública, violência urbana, DST’s e racismo.

 

O ponto de partida dessa mobilização foram discussões em sala de aula sobre a participação dos jovens na sociedade e a possibilidade de mudanças na ordem social.

 

Para os educadores da Estação Juventude Ar a participação dos jovens no processo de mobilização social é uma meta a ser alcançada e um meio de aprofundar o conhecimento.

 

“Consideramos a participação social como um valor democrático. Toda ordem social é construída pelos homens e mulheres que formam a sociedade. E essa ordem não é natural. Cada sociedade constrói sua própria ordem, que é passível de mudanças”, analisam os educadores da estação.

 

“Quando a sociedade compreender que é ela quem faz a ordem social, vai adquirir a capacidade de construir uma ordem desejada”, complementam. “A participação e a consciência social deixam de ser estratégias e se convertem em ações rotineiras, essenciaisl”, afirmam.

 

Foi a partir desses conceitos e discussões que eles organizaram a Caminhada de Mobilização Social, que contou com o apoio da Coordenação Municipal do ProJovem de João Pessoa e participação das Coordenações das Estações da Juventude Água, Terra e Fogo, além da do grupo “Bate-com-lata”.

 

Na concentração da caminhada houve uma grande interação entre os jovens e a comunidade. “Traçamos um percurso pelas ruas de maior movimentação da cidade de João Pessoa, expondo nossas faixas, cartazes e mostrando que o ProJovem  se preocupa com nosso meio ambiente, segurança pública, DST’s (Doenças Sexualmente Transmissíveis), violência urbana e o racismo”, explica um dos educadores.

 

Fonte

http://www.projovem.gov.br/html/noticias/noticia129.html