ProJovem Diadema (SP) - Passeio ecológico e cultural

02/07/2007

 

Cerca de 25 alunos do ProJovem de Diadema (SP), participaram do passeio ecológico Caminhos do Mar, na Serra do Mar, em São Paulo, oferecido pela Empresa Metropolitana de Águas e Energia S.A., no mês de junho.

 

A visita incluiu uma caminhada de nove quilômetros pela Estrada Velha de Santos e os alunos ficaram impressionados com a arquitetura da região e com o estado de conservação das construções: uma experiência inédita e enriquecedora para eles. 

 

 “A Estrada Velha tem um inestimável potencial ambiental, paisagístico e cultural pela integração da natureza com a arquitetura do homem”, disse Gustavo Lopes, coordenador de ação comunitária do ProJovem de Diadema. “Até então, esses jovens não tinham visto nada parecido e ficaram encantados”. 

 

Além da atividade pedagógica e de consciência ambiental, os professores que acompanharam o passeio destacaram o momento de integração e constataram a necessidade do lazer na vida dos jovens. “Foi fundamental ver a alegria dos alunos. Muito contagiante”, disse o professor José Carlos.  

 

A Estrada Velha foi originariamente intitulada estrada da Maioridade, em referência à emancipação de D. Pedro II. A via foi inaugurada em 1844, basicamente para o tráfego de carroças e diligências entre São Paulo e o litoral de Santos. Em 1926, já sob a designação oficial de Caminho do Mar, teve concluída a obra de pavimentação em concreto. A primeira do gênero no Brasil. 

 

Orçamento

 

Ao longo do primeiro semestre de 2007, cerca de 250 estudantes do ProJovem de Diadema participaram de plenárias do Orçamento Participativo em diversos bairros do município.  

 

Promovido pela Prefeitura de Diadema, o OP pretende determinar, com a participação dos cidadãos, em que áreas devem ser destinados os recursos do orçamento municipal. 

 

A idéia foi sugerida pela equipe de Ação Comunitária e realizada de maneira interdisciplinar. A finalidade foi estimular o debate sobre a importância da participação cidadã na conquista de melhorias para a comunidade e apresentar a dinâmica do Orçamento Participativo como uma das formas de articulação da população em busca de conquistas.

 

Fonte

http://www.projovem.gov.br/html/noticias/noticia174.html