ProJovem Campo Grande (MS) - Planos depois da
formatura
12/07/2007
A noite de quarta-feira (4/7) ficou marcada para muitos jovens de Campo Grande (MS). Na presença de autoridades, amigos e familiares, vários alunos comemoraram a conclusão do curso do ProJovem
A celebração foi realizada no teatro de arena do Horto Florestal e contou com a presença do prefeito da capital, Nelsinho Trad, e de vários convidados. A animação do baile ficou por conta do som ao vivo da banda Lilás.
Os formandos fazem parte da segunda etapa do Programa, que já recebeu, até agora, 3.548 matriculados.
Aos 25 anos, Denis da Cunha parou de estudar há quatro anos. Depois de participar do ProJovem ele comemora a conquista do certificado do Ensino Fundamental e da iniciação profissional na área de Administração.
“Foi muito importante participar do ProJovem, aprendi a valorizar-me como pessoa e a buscar novas conquistas”, afirma Denis. “Quero continuar estudando, mas já estou pensando na minha futura profissão, quero seguir carreira na área de segurança privada. Os conhecimentos que adquiri vão ser úteis para eu conseguir um emprego”, considera ele.
Rodrigo Lutz, 22 anos, concluiu o Ensino Fundamental e descobriu sua vocação profissional. Ele cursou as aulas de construção e reparos em instalação elétrica e, depois de ficar quatro anos sem estudar, cursou o ProJovem e está trabalhando como autônomo.
“Estou muito agradecido por fazer parte dessa turma. Isso me deu uma oportunidade de qualificação profissional”, destaca Rodrigo. “Por causa do Programa, já estou trabalhando como autônomo, fazendo pequenos trabalhos em residências, tenho renda e vou continuar até fazer uma faculdade de Engenharia Elétrica, que é o meu sonho e agora a minha meta”, anunciou o estudante.
Vanessa Casal, 19 anos, se casou e parou de estudar há dois anos. Depois de concluir o curso de telemática, ela agora sonha alto: “vou continuar estudando porque descobri com as atividades realizadas na comunidade que quero ser útil”, afirma.
“Pode ser difícil, pode dar trabalho, mas quero e vou fazer medicina”, assegura a jovem.
Despertar sonhos
A formadora de educadores, Shirley Neves Bueno, da Fundação Darci
Ribeiro, no Rio de Janeiro (instituição parceira do ProJovem), também esteve presente na ocasião e destacou o “empenho dos líderes municipais em fazer do ProJovem uma referência para todo o país em administração e coordenação”.
Em um discurso emocionado, o prefeito Nelsinho Trad estimulou os jovens formandos. “É muito bonito ver que os nossos esforços para educar, qualificar e promover a cidadania não são em vão”, disse Trad.
“Ver o empenho desses jovens em concluir a primeira etapa dos estudos e perceber que estão animados, sentindo-se valorizados e sonhando com um futuro é uma grande vitória pra nós”.
“Mais difícil que ensinar um ofício e nortear com as primeiras noções do caminho de uma profissão é ver que conseguimos despertar sonhos. E quando um homem sonha, ele também é capaz de realizar e é assim que todos nós vamos progredir. O caminho é difícil, mas vocês já mostraram que tem potencial”, complementou o prefeito.
Fonte