ProJovem BH - Alunos fazem passeata pela paz
27/08/2006
Cerca de 300 alunos do ProJovem de Belo Horizonte (MG) realizaram uma passeata para protestar contra o aumento da violência na cidade e defender a paz entre os grupos de jovens que vivem nas comunidades na periferia.
A manifestação é resultado dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos, desde agosto de 2005, como parte do planejamento das ações comunitárias na Estação Juventude da Lagoinha. Após fazer um levantamento sobre os problemas da comunidade, os alunos constaram que a violência e a rivalidade entre grupos juvenis são os mais graves.
A passeada dos alunos percorreu ruas e avenidas dos bairros Carlos Prattes, Padre Eustáquio e Caiçaras, terminando na Estação Juventude da Lagoinha. No percurso, os jovens cantavam o Hino Nacional, o Rap do ProJovem, o Rap da Paz e entoavam palavras de ordem.
Também como parte dos trabalhos, professores e assistentes sociais do ProJovem, procuraram difundir entre os alunos noções de respeito, autocontrole, compreensão e solidariedade. “Constatamos uma melhoria significativa no comportamento dos jovens, tanto nas salas de aula como nos intervalos”, conta a assistente social do Programa, Luiza Helena Costa da Silva. Ela explica que sua missão, a partir de agora, será a de incentivar os alunos para que prossigam na luta pela paz e contra a violência.
Fonte