ProJovem Aracaju - Formatura para 715 alunos

08/03/2007

 

Aracaju viveu noite de festa na última sexta-feira, dia 2 de março, na solenidade de formatura de 715 alunos do ProJovem da capital de Sergipe  A Coordenação Municipal comemorou o sucesso do Programa na capital em um evento que reuniu autoridades, alunos, professores e familiares. 

 

A solenidade, que aconteceu no Espaço Emes, e contou com a presença do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira; de secretários municipais; do secretário Estadual de Saúde, Rogério Carvalho, representando o governador Marcelo Déda; do secretário Estadual do Trabalho Juventude e Promoção da Igualdade, Renato Brandão; do presidente da Câmara de Vereadores de Aracaju, Sérgio Góes; dos vereadores Francisco dos Santos, o Chico Buchinho, e Rosângela Santana; do secretário Nacional da Juventude do Governo Federal, Beto Cury; entre outras autoridades, professores do programa, alunos e familiares.

 

O prefeito Edvaldo disse que esse foi um dos dias mais emocionantes em sua gestão. Segundo ele, foi a educação que lhe permitiu abrir os olhos para futuro e chegar aonde chegou. 

 

“Estou orgulhoso desses jovens que, por um motivo ou por outro, pararam de estudar, muitas vezes por necessidade de trabalhar, para ajudar à família. Hoje eles estão recuperando o tempo perdido. Queremos agradecer a todos que contribuíram para que essa turma chegasse a esse dia, em especial aos professores, que demonstraram que estão verdadeiramente interessados que os alunos aprendam”, afirmou o prefeito. 

 

A secretária de Educação de Aracaju, Tereza Cristina, falou sobre o sucesso do Projeto. "A margem de evasão no ensino noturno é de 55% e o ProJovem teve apenas 17 % de evasão, considerando ainda que é a primeira turma e com todas as dificuldades de um processo de implantação”.  

 

Segundo Tereza, a formatura é o “o coroamento do sucesso, porque esses jovens estão capacitados e foram submetidos a uma prova nacional para verificar o nível de desempenho deles. Além disso, eles estão ávidos pela certificação, porque já estão empenhados em continuar os estudos", afirmou. 

 

O empenho foi confirmado pelo estudante Leandro da Silva Tavares, 23. "O ProJovem para mim não trouxe só o Ensino Fundamental e a qualificação profissional. Ele trouxe a minha dignidade e a força de vontade para um dia fazer minha faculdade. O ProJovem nos trouxe de volta a esperança, a chave para a libertação e nós temos que aproveitar e não parar por aqui", planeja.  

 

O secretário Nacional da Juventude do Governo Federal, Beto Cury, comentou sobre os programas do Governo Federal voltados para a juventude. "Venho trazer um abraço caloroso do presidente Lula aos jovens que hoje estão se formando. A partir de agora vocês têm a possibilidade de dar continuidade à escola, de disputar com mais condições uma vaga de trabalho. Esse é o objetivo do Governo Federal, através de diversos programas, entre eles o ProJovem. A juventude não pode ser vista apenas como uma fase de transição da adolescência para a idade adulta. A juventude é um segmento social e o jovem deve ser reconhecido como sujeito de direito e agente importante de qualquer projeto de desenvolvimento do nosso país", afirmou.

 

Fonte

http://www.projovem.gov.br/html/noticias/noticia100.html