Projovem Urbano oferece 2,2 mil vagas em João Pessoa até o dia 30

Inscrição é destinada a jovens dos 18 aos 29 anos na capital. Critério exigido é não ter concluído o ensino fundamental.

20/10/2014

Até o dia 30 de outubro, o Projovem Urbano está recebendo inscrições para 2.200 vagas para o programa em João Pessoa. As inscrições começaram na segunda quinzena de agosto e 1.800 jovens já se inscreveram para o total de 4 mil vagas vagas disponíveis para a capital. A ação garante aos jovens com idades de 18 aos 29 anos concluírem o ensino fundamental (até o 9º ano),  ter acesso à qualificação profissional e ainda recebem uma bolsa de R$ 100 com a obrigação de manter frequência acima de 75% de assiduidade e entrega dos trabalhos.

As inscrições são presenciais e podem ser feitas na sede da Coordenação Municipal do Projovem Urbano, no Paço Municipal, em frente a Praça Pedro Américo, no Centro de João Pessoa. No ato da inscrição, o candidato precisa apresentar os documentos de identidade, CPF e o comprovante de residência. Os candidatos também têm a opção de efetivar a inscrição nos bairros em várias escolas da rede municipal de ensino. Veja a lista de locais das inscrições.

O curso é realizado em 18 meses com  1.440 horas/aula presenciais e outras 560 não presenciais, destinadas às atividades externas às salas de aula, segundo explicou a coordenada do programa na capital, Genoveva Maria de Sá. “O Projovem Urbano é específico para quem não concluiu o ensino fundamental. São jovens que, por algum motivo relacionado à necessidade de trabalhar ou dificuldades sociais, deixaram de estudar. Com o programa, eles concluem o ensino fundamental e saem com uma iniciação de qualificação profissional”, disse.

As aulas, em geral, ocorrem das 17h30 às 21h30. Além dos conteúdos do ensino fundamental, os alunos têm acesso às cinco linhas de qualificação profissional: turismo, destinado à formação de garçom, camareiro e cumim; alimentar, que possibilita trabalhar como cozinheiro; vestuário, voltado para as habilidades de corte e costura e confecção de bolsas e acessórios artesanais; construção e reparos II, destinado a eletricista e encanador; educação, para os que desejam trabalhar como inspetor educacional, responsável por almoxarife e contador de histórias.

Para garantir que pais e mães que trabalham durante o dia tenham acesso às aulas, o Projovem Urbano criou a 'Sala do acolhimento', um espaço destinado a abrigar crianças de até oito anos no período das aulas no próprio núcleo enquanto os jovens estudam. O Projovem Urbano existe desde 2005 e é desenvolvido pelo governo federal em parceria com a Prefeitura de João Pessoa.

 

 

Fonte:

http://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2014/10/projovem-urbano-oferece-22-mil-vagas-em-joao-pessoa-ate-o-dia-30.html