ProJovem Urbano

26/04/2008

 

Nesta quarta-feira (7) o ProJovem Urbano será apresentado aos representantes dos governos estaduais e do Distrito Federal e para 129 prefeitos.

            Nesta quarta-feira a Secretaria-Geral da Presidência da República promove evento de apresentação do ProJovem Urbano para os governadores dos 26 estados brasileiros e Distrito Federal e para 129 prefeitos das cidades com 200 mil ou mais habitantes. O evento vai mostrar como será o funcionamento novo programa – ProJovem Urbano.

Na cerimônia de abertura estarão presentes os ministros da Educação, Fernando Haddad; do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias; do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi; e Luiz Dulci, da Secretaria-Geral da Presidência. Além deles, o secretário de Juventude, Beto Cury, e a coordenadora Nacional do ProJovem, Maria José Féres.

A apresentação do ProJovem Urbano, será nesta quarta-feira (7), às 15h, no Salão Oeste do Palácio do Planalto, 2º andar, em Brasília.

 

Integração

O ProJovem Urbano é coordenado pela Secretaria Nacional de Juventude, vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República, e visa à inclusão social de 900 mil jovens brasileiros. O Programa vai permitir que esses jovens concluam o ensino fundamental de forma integrada à qualificação profissional - no nível de formação inicial – e desenvolvam ações voltadas para a participação social cidadã.

O ProJovem Urbano integra o novo Programa de Inclusão de Jovens – ProJovem - lançado pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em setembro de 2007, com o objetivo de integrar os programas Agente Jovem e Saberes da Terra (do Ministério da Educação), ProJovem (da Secretaria Nacional de Juventude), e os programas Consórcio da Juventude, Juventude Cidadã e Escola de Fábrica, do Ministério do Trabalho.

Com a integração, esses programas, que hoje atendem 467 mil jovens, passarão a atuar nas modalidades ProJovem Adolescente, Urbano, Campo e Trabalhador, sob a gestão integrada da Secretaria Nacional de Juventude e dos ministérios da Educação; Trabalho e Emprego; e Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

O objetivo do Governo Federal é ampliar o atendimento à juventude. Para isso, o novo Programa elevou a faixa etária dos beneficiários de 15 a 24 anos para 15 a 29 anos e vai investir, até 2010, R$ 5,4 bilhões, o que vai possibilitar a criação de 3,5 milhões de vagas em todo o país.

 

Fonte:

http://www.projovem.gov.br/2008/interna.php?p=material&tipo=Noticias&cod=431