Projovem Trabalhador Juventude Cidadã inicia segunda fase

19/05/2014

 

 

RESENDE

A Secretaria Municipal de Trabalho e Renda e o Centro Comunitário Social Nova Jerusalém, responsável pelo Projovem Trabalhador Juventude Cidadã, realizaram na quinta-feira, no Parque de Exposições Francisco Fortes Filho, na Morada da Colina, a Aula Inaugural da segunda fase das atividades do curso de Metalmecânica. O evento reuniu parte dos 174 alunos do curso Operador de Empilhadeira, que integra a grade de Metalmecânica. A atividade teve a presença do secretário de Trabalho e Renda de Resende, Kiko Besouchet, do secretário de Governo, Marcial Correa e do secretário de Trabalho e Renda de Quatis, Vinícius Lima; a coordenadora do Projovem Trabalhador Juventude Cidadã na Secretaria de Trabalho e Renda, Aline Gabrig, além dos coordenadores e instrutores do programa que é desenvolvido na cidade comportando alunos de municípios do sul fluminense.

Em fevereiro, os estudantes iniciaram as aulas teóricas nas unidades de ensino parceiras do Projovem Trabalhador Juventude Cidadã e, a partir da próxima semana, iniciarão as aulas práticas em um galpão no interior do Parque de Exposições. Segundo o secretário Kiko Besouchet, os estudantes serão divididos em seis turmas com aulas de terça a quinta-feira, das 19 às 22 horas. Para as atividades práticas, os alunos terão à disposição novas empilhadeiras. “Serão três empilhadeiras disponíveis para auxiliar no ensino dos alunos. A especificação Operador de Empilhadeira integra a grade do curso de Metalmecânica que, ao todo, concentra 473 alunos somando as especificações de Administração, Eletricista de Automóvel, Solda Mig-Mag e Solda Tig”, afirma.

As aulas práticas no Parque de Exposições serão ministradas pelos professores do Projovem Trabalhador Juventude Cidadã: Lílian de Oliveira Ribeiro, Jéferson de Carvalho Marins, Ricardo Luís de Oliveira Santos, Hugo Cunha Jones, Leonardo Grijo Esteves e Jair das Dores Nunes.

O aluno Cézar Augusto Carvalho, 25, morador do Jardim Beira Rio, aprovou a nova fase do curso e de antemão junto da aluna Alexandra Lúcia da Silva, moradora da Alegria, tomou lugar nas empilhadeiras que futuramente serão instrumento de trabalho. “É fundamental o incentivo ao estudo para tirar, nós, jovens da ociosidade. Vemos a violência conquistar os jovens e com o Projovem a realidade é outra: o ensino, a educação está ganhando cada vez mais novos alunos. É muito importante para nós, cursos gratuitos como o Operador de Empilhadeira”, declarou.

 

TURISMO

Além do curso de Metalmecânica, também terá a segunda fase do curso de Turismo, com aulas práticas. No dia 29, às 13 horas, os alunos terão uma aula-passeio pelo Centro Histórico de Resende. A atividade é uma parceria da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, Secretaria Municipal de Turismo e o Centro Comunitário Social Nova Jerusalém. “O roteiro dos alunos inclui visita à Biblioteca Pública Dr. Jandir César Sampaio, o Museu de Arte Moderna, o plenário da Câmara Municipal de Vereadores, a Praça do Centenário, o prédio da Fundação Casa de Cultura Macedo Miranda e o Museu da Imagem e do Som. Nesta atividade os jovens terão a companhia da equipe da Superintendência Municipal de Turismo, da Secretaria de Trabalho e Renda e da instrutora Márcia Ribeiro, do Projovem”, frisa Besouchet.

 

Fonte:

http://www.avozdacidade.com/site/page/noticias_interna.asp?categoria=1&cod=33041