Projovem Trabalhador ajuda a reduzir a demanda por qualificação no primeiro emprego

03/11/2013

 

 

O mercado de trabalho passa por mudanças constantes e exige dos candidatos a vagas que estejam cada vez mais capacitados e atualizados com relação a essas transformações. Essas cobranças são ainda maiores para quem está em busca do primeiro emprego. E para atender essa demanda, a Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Renda (Seter)e o Ministério de Trabalho e Emprego (MTE) mantém o Projovem Trabalhador, programa que atualmente beneficia cerca de 4.500 mil jovens, entre 18 e 29 anos, em 39 municípios nas 12 Regiões de Integração do Estado.

“O Pará apresenta uma grande demanda por qualificação junto a esse segmento e o Projovem vem justamente preencher essa lacuna, garantindo a muitos jovens a oportunidade de se capacitar e enfrentar em condições mais igualitárias a concorrência por vagas. Durante a formação, os alunos recebem uma bolsa no valor de até R$ 600, dividida em seis parcelas de R$ 100,00, para se manter. Dessa forma, ele consegue aumentar as chances de inserção no mercado de trabalho”, explica o titular da Seter, Rodivan Nogueira.

Os cursos ofertados por meio do Projovem contemplam as áreas de Alimentação, Administração, Pesca e Piscicultura, Agroextrativismo, Construção, Telemática, Metalmecânica, Serviços Domésticos, Telemarketing, Turismo e Hospitalidade, entre outras. Dos 4.500 jovens inscritos para as qualificações, 3.450 concluíram a formação e receberam seus certificados. Para receber a bolsa-auxílio, o aluno deverá manter a frequência de, no mínimo, 75% das aulas no mês”, explica Maristela Mousinho, coordenadora do Projovem.

A Seter estabeleceu uma meta, de qualificar até 2014 pelo menos 4.500 jovens qualificações. Para garantir que esse objetivo seja alcançado, a Secretaria abriu 44 novas turmas de capacitação nos municípios da Região do Xingu, Tapajós e Baixo Amazonas. Nessas regiões o Projovem também está em fase de nivelamento dos novos instrutores e coordenadores locais para a continuidade do Programa. Hoje, em todo o estado, há 200 turmas recebendo formação profissional.

Serviço: Mais informações sobre os cursos do Projovem na  Diretoria de Projetos Especiais da Seter, localizada na Avenida Almirante Barroso, 1312, à esquina da Travessa Mariz e Barros, em Belém. Telefone: (91) 3194-1700.

 

Fonte:

http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=138797