ProJovem Trabalhador

Cinco mil jovens com idade entre 18 e 29 anos poderão participar de cursos técnicos para qualificação profissional no Amazonas em 2009, por meio do ProJovem Trabalhador. O anúncio foi feito no dia 17, em Manaus, pelo ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi.

20.02.2009

 

Ao participar da cerimônia de lançamento do programa no estado, Lupi explicou que o objetivo da iniciativa é preparar os jovens brasileiros para o mercado de trabalho e estimular a empregabilidade dessa parcela da população.

"O lançamento do ProJovem Trabalhador em Manaus significa preparar cinco mil jovens do estado para o mercado de trabalho. Significa retirá-los das ruas, capacitá-los e dar a eles condições iguais as de outros brasileiros para ter a oportunidade que todos precisamos ter", destacou o ministro.

De acordo com o diretor do departamento de Políticas de Trabalho e Emprego para Juventude do Ministério do Trabalho, Renato Ludwig de Souza, o público-alvo do programa são jovens entre 18 e 29 anos de idade que estejam cursando ou tenham concluído o Ensino Médio, em condição de desemprego. Aproximadamente R$ 7,9 milhões estão sendo investidos pelos governos federal e estadual para viabilizar a ação.

"Cerca de 10% desse montante provém do governo estadual, que também tem que apresentar, como contrapartida, a inserção de pelo menos 30% desses jovens no mercado de trabalho, gerando emprego formal, ou seja, com carteira assinada", explicou o diretor.

Os cursos - nas áreas de serviços, turismo, telemarketing, entre outras - serão oferecidos para atender a demanda local do estado. Essas demandas foram apresentadas ao ministério pelo governo do Amazonas. A idéia é preparar profissionais que possam atuar nas áreas que mais carecem de trabalhadores qualificados.

"O projeto foi feito com base nessas demandas e aprovado pelo Ministério. O Brasil nunca foi e talvez nunca será tão jovem como é atualmente. São mais de 55 milhões de jovens em todo país, incluindo, infelizmente, os ques estão em situação de analfabetismo, desemprego e baixa escolaridade. O ProJovem vai ajudar a juventude brasileira a buscar seu primeiro emprego ou mesmo para voltar ao mercado de trabalho", ressaltou Souza.

 

 

Fonte: Agência Brasil

http://www.projovemurbano.gov.br/site/interna.php?p=material&tipo=Noticias&cod=705