Projovem regulamentado em São Gonçalo

16/06/2014

 

 

O prefeito Neilton Mulim assinou decreto que regulamenta a remuneração dos profissionais que atuam no ProJovem Urbano em São Gonçalo. Será concedido pagamento aos seguintes cargos: coordenador-geral; assistente pedagógico e administrativo junto à coordenação; formadores de educadores; educadores de áreas específicas de conhecimento, de participação cidadã, de salas de acolhimento e para atendimento especializado; tradutores e intérpretes de Libras.

“Os vencimentos não serão incorporados, em hipótese nenhuma, aos proventos de aposentadoria, no cálculo de quaisquer vantagens e o valor não incidirá na contribuição ao Instituto de Previdência e Assistência Social de São Gonçalo (IPASG)”, informou o prefeito.

Atualmente o programa funciona em quatro escolas, com 186 matrículas registradas no Sistema Integrado de Monitoramento do Ministério da Educação (Simec). Duas equipes de professores se revezam nesses quatro núcleos, que tem seis turmas.

Para os próximos cursos a meta de alunos a ser atingida é de 600. Eles serão distribuídos em três escolas (núcleos do ProJovem). Para a meta de 600 alunos, poderá ter três escolas com 200 alunos cada, com cinco turmas de 40 alunos.

Para os alunos que frequentam as aulas, é paga uma bolsa auxílio de R$100 mensais pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O cadastro é feito através do CPF do aluno do Simec.

 

Programa para jovens entre 18 e 29 anos

O Programa tem por objetivo elevar o grau de escolaridade visando ao desenvolvimento humano e ao exercício da cidadania, por meio da conclusão do ensino fundamental, de qualificação profissional e do desenvolvimento de experiências de participação cidadã. 

Podem participar jovens de 18 a 29 anos, que sabem ler e escrever e que não tenham concluído o ensino fundamental. Não é permitido o acúmulo de benefícios de diferentes modalidades do ProJovem.

O ProJovem Urbano é uma das modalidades do ProJovem Integrado (Programa Nacional de Inclusão de Jovens) do governo Federal e os demais são: ProJovem Adolescente, ProJovem Campo e ProJovem Trabalhador. Com duração de 18 meses, o curso oferece a conclusão do ensino fundamental, treinamento em informática, formação profissional inicial e atividades de participação cidadã.

 

Fonte:

http://www.osaogoncalo.com.br/servi%C3%A7os/2014/6/16/62034/projovem+regulamentado+em+s%C3%A3o+gon%C3%A7alo