ProJovem encerra inscrições no dia 15

10/10/2005

  

Termina no sábado, dia 15, o prazo para inscrições no Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem). Durante um ano, o participante cursa o ensino fundamental, aprende uma profissão, desenvolve atividades de interesse comunitário e recebe R$ 100,00 por mês. O objetivo do governo federal é atender 200 mil pessoas este ano.

 

Podem participar do programa jovens de 18 a 24 anos que terminaram a quarta série, mas não concluíram o ensino fundamental, que residam em capitais e que não trabalhem ou não tenham carteira profissional assinada. Em Belo Horizonte (4,8 mil vagas), Macapá (1,8 mil) e Recife (9,6 mil), as inscrições foram encerradas no último dia 5 por terem superado as metas previstas.

 

O ProJovem foi criado em fevereiro deste ano para elevar a escolaridade e melhorar a formação profissional dos jovens e, dessa forma, facilitar a entrada no mercado de trabalho. Cada capital oferece a formação em quatro áreas profissionais, de acordo com as necessidades do mercado regional. Além das aulas tradicionais, os alunos aprendem inglês e informática.

 

Sorteio — Já se inscreveram 152 mil jovens em todo o país. Caso o número de inscritos supere o de vagas, haverá sorteio para definir os candidatos que poderão freqüentar as aulas. Os selecionados serão avisados por carta.

 

O ProJovem é um programa da Secretaria Nacional de Juventude da Secretaria-Geral da Presidência da República, realizado em parceria com as prefeituras e o governo do Distrito Federal. Conta também com a participação dos ministérios da Educação, do Trabalho e Emprego e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

 

As inscrições devem ser feitas pelo telefone 0800-642-7777. A ligação é gratuita e pode ser feita diariamente, inclusive no feriado do dia 12 próximo e no fim de semana, das 6h às 24h. O candidato deve fornecer dados pessoais e residenciais, como data de nascimento, nome da mãe e endereço completo, se possível, com o CEP. O orçamento deste ano é de R$ 311 milhões.

 

Mais informações pelo telefone (061) 3411-1407 ou na página eletrônica da Secretaria-Geral.

 

Repórter: Raquel Maranhão Sá

 

 

FONTE

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=content&task=view&id=3132&FlagNoticias=1&Itemid=3264