ProJovem Campo
Ministério da Educação realiza encontro sobre o ProJovem Campo.
18.09.2008
Representantes de 19 estados, entre técnicos de secretarias estaduais e universidades, estão reunidos em Brasília no 1º Seminário Nacional de Formação de Formadores do Programa Projovem Campo - Saberes da Terra.
O encontro foi aberto na segunda-feira, 15, e vai amanhã (19). O programa prevê a escolarização de jovens agricultores familiares no nível fundamental, na modalidade de educação de jovens e adultos, integrado à qualificação profissional.
“O Projovem Campo representa um resgate social dessa parcela de jovens que chega a mais de quatro milhões em todo o país”, afirma o diretor de Educação para a Diversidade da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, Armênio Bello Schmidt, em relação aos jovens do campo entre 18 e 29 anos.
Os técnicos das secretarias, universidades, os centros federais de educação profissional e tecnológica do Pará (Cefet-PA) e de Cuiabá (Cefet-MT) e representantes dos comitês estaduais de educação do campo receberão formação para se familiarizarem com a metodologia do programa. Depois de formados, os técnicos das universidades e dos Cefets repassarão o conhecimento aos professores e coordenadores de turmas do programa.
“Além da elevação da escolaridade, o programa oferece qualificação profissional para que o conhecimento ajude o aluno no dia-a-dia”, disse Schmidt. De acordo com o diretor, 35 mil jovens devem ser atendidos pelo programa. Do total de vagas, 42% delas serão destinadas aos municípios beneficiados pelo programa Territórios da Cidadania <http://www.territoriosdacidadania.gov.br/>.
Os objetivos do encontro são: apresentar a política nacional de educação do campo e de juventude; discutir agricultura familiar e sustentabilidade, agroecologia e uma base técnica comum da qualificação profissional do programa. Durante o seminário, os técnicos também conhecerão os cadernos pedagógicos nacionais e terão acesso ao material didático específico à educação de jovens e adultos do campo, com a apresentação, por exemplo, de diferentes biomas nacionais.
No encontro, também será construído o calendário nacional de execução do programa e sanadas dúvidas quanto aos procedimentos de implementação. Este é o primeiro encontro de formação do Projovem Campo. De acordo com Schmidt, a expectativa é promover formação contínua, com dois encontros anuais. O próximo deve ocorrer no primeiro semestre de 2009.
Fonte:
http://www.projovemurbano.gov.br/2008/interna.php?p=material&tipo=Noticias&cod=490