ProJovem aceita inscrições por telefone

13/09/2005 14h05

 

O Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem) passa, a partir desta quarta-feira, 14, a receber inscrições por telefone de jovens de 18 a 24 anos interessados em participar do programa. A ligação é gratuita e o prazo vai até o dia 28 de setembro. O curso tem duração de um ano. Nesse período o aluno vai concluir o ensino fundamental, aprender uma profissão, desenvolver atividades de interesse comunitário e receber R$ 100,00 mensais.

 

O objetivo do governo federal é atender 150 mil jovens até o fim do ano. Para participar os jovens precisam preencher alguns requisitos: morar em uma das 26 capitais do país ou no Distrito Federal, não estar trabalhando com carteira profissional assinada na data da inscrição e ter estudado até a 4ª série do ensino fundamental, mas não ter concluído esta etapa do ensino.

 

O programa foi criado em fevereiro deste ano para elevar a escolaridade e melhorar a formação profissional dos jovens, facilitando sua entrada no mercado de trabalho. Cada capital oferece formação em quatro áreas profissionais, de acordo com as necessidades do mercado regional. Antes, as inscrições eram feitas nas sedes das prefeituras. Agora, basta ligar para o número 0800-642-7777 e fornecer dados pessoais e residenciais. O candidato deve identificar-se, informar a data de nascimento, o nome da mãe e o endereço completo (se possível, com o CEP).

 

Se o número de inscritos for maior que o de vagas, haverá um sorteio em 29 de setembro para definir quais candidatos poderão freqüentar as aulas e quais ficarão na lista de espera. Os selecionados serão avisados por meio de carta e convocados para fazer as matrículas de 5 a 21 de outubro.

 

Juventude – O ProJovem é um programa da Secretaria Nacional de Juventude, ligada à Secretaria-Geral da Presidência da República, e executado em parceria com as prefeituras e o governo do Distrito Federal. Conta também com a participação dos ministérios da Educação, do Trabalho e Emprego e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Este ano o orçamento previsto é de R$ 311 milhões.

 

A central de atendimento do programa funciona diariamente, inclusive nos finais de semana, das 6h às 24h. Mais informações no telefone (061) 3411-1407 ou no endereço eletrônico.

 

Repórter: Raquel Maranhão Sá

 

 

FONTE

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=content&task=view&id=2821&FlagNoticias=1&Itemid=2952  13/09/2005