Projeto estimula a leitura por meio de troca de livros

23.11.2010

 

Após constatarem que os alunos precisavam melhorar o nível de entendimento de textos, os professores do município de Lagoa Santa, do ProJovem Urbano do estado de Minas Gerais, elaboraram o projeto Meu 1º Livro com o objetivo de estimular e promover a leitura.

Os educadores decidiram por livros que não fossem infantis, mas com gravuras para estimular a imaginação, pois, segundo eles, falta aos jovens um pouco de abstração. Os três livros escolhidos foram: Odisséia, A Viagem de Gulliver e Dom Quixote.

O projeto começou em outubro e as salas foram divididas em três grupos, de acordo com os títulos, e cada aluno recebe um exemplar. Em um mês eles lerão o seu livro, no outro mês deverão trocar de livros e, no mês seguinte, o terceiro livro. Ao final dos três meses cada aluno terá lido as três obras e receberá seu livro de volta.

A proposta exige que os jovens façam o fichamento de cada livro, assistam aos filmes baseados nas obras e, no final, participem de um debate entre estudiosos, professores e estudantes para troca de pontos de vista sobre a leitura.

De acordo com Charles Cândido, professor de Língua Portuguesa dos alunos, o objetivo do projeto é fazer com que o ato de ler se torne um hábito na comunidade escolar, além de mostrar como, por meio da leitura, podemos conhecer e até mesmo modificar a forma de ver, pensar e relacionar-se com outras pessoas e outras culturas.

“Os alunos, ao desenvolver e habituar-se à leitura, terão uma melhor compreensão e interpretação, despertando interesse em ler tudo o que lhes for apresentado”, conclui.

 

Fonte:

http://www.projovemurbano.gov.br/site/interna.php?p=material&tipo=Noticias&cod=925