Programa é avaliado por jovens

31/07/2006

 

O ProJovem por meio do Sistema de Monitoramento e Avaliação (SMA) realizou estudo com alunos do programa, em março e abril do ano corrente,  em cinco capitais brasileiras. O estudo utilizou a técnica de “Grupos Focais” para ouvir as opiniões e expectativas dos alunos sobre o curso e professores do ProJovem. Para realizar o estudo, os alunos foram divididos em 20 grupos e separados por sexo: 6 femininos, 7 masculinos sendo ao todo 91 alunos.

 

Em sua maioria, os alunos deram boas notas ao programa. Dentre os elogios destacamos: “Meu nome é Lea, e a nota que eu dou pro ProJovem, é dez, porque eu acho que foi uma oportunidade muito boa. Eu passei oito anos sem estudar, e agora tenho uma oportunidade de terminar os meus estudos, quem sabe me formar em alguma coisa lá pra frente. Eu acho muito bom”, ressaltou aluna participante dos grupos focais.

 

Outra aluna elogiou os professores “Os professores da escola comum, a maioria ensinam por ensinar. Os professores do ProJovem acreditam no que ensinam e ensinam por amor, eles têm muita paciência, isso faz aumentar o interesse da gente para aprender, não só pela a bolsa, mas pelo o estudo mesmo. Foi um incentivo muito grande.”

 

As cidades participantes dos Grupos Focais foram selecionadas de acordo com as diferentes regiões geográficas onde o programa está sendo desenvolvido.

 

Uma das conclusões feitas pelos especialistas que realizaram o estudo em relação aos resultados, refere-se a preponderância do desejo de acesso a cursos profissionalizantes e de informática, seguidos por expectativas de continuidade dos estudos e/ou conclusão do ensino fundamental.

 

Fonte

http://www.projovem.gov.br/html/noticias/noticia14.html