Profissionais do interior participam de formação do programa Projovem Campo

20/08/2015

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) promoveu, de segunda (17) a quarta-feira (19), no Hotel Gold Mar, em Belém, a I Formação de Gestores do Programa Projovem Campo – Saberes da Terra, com a participação de 85 profissionais, entre secretários de Educação, coordenadores de turmas, gestores, diretores e merendeiras de Tracuateua, Augusto Corrêa, Moju, Baião, Dom Eliseu, Tailândia, Goianésia do Pará, Faro, São Miguel do Guamá e Santo Antônio do Tauá.

Para a secretaria de Educação de Goianésia do Pará, Maria Odete Macieira, o programa será fundamental para a formação dos jovens do campo, que não precisarão sair da localidade onde moram para estudar. “É uma formação que vai ajudar na sustentabilidade e permanência do homem no município. Esse projeto vem para ajudar e qualificar nossos jovens a ter uma boa educação”, disse.

Esta é a terceira edição do Projovem Campo – Saberes da Terra no Pará e a primeira vez que a Seduc faz a implantação e o gerenciamento dos recursos necessários para o programa durante os dois anos de atuação, com material de consumo, contratação de profissionais, aquisição de alimentação escolar e entrega do material didático-pedagógico destinado pelo governo federal.

Segundo Elisa Viera, da Coordenadoria de Educação do Campo, das Águas e da Floresta (Cecaf) da Seduc, o foco do encontro foi articular e informar os gestores sobre como se dará a execução do programa nos municípios. “Os cursos vão ter duração de 24 meses, com total gerenciamento da Seduc”, informou.

Seleção – O Projovem Campo – Saberes da Terra é executado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (MEC). O objetivo é a promoção de ações para elevação de escolaridade e qualificação profissional e social de jovens agricultores familiares que saibam ler e escrever, mas não tenham concluído o ensino fundamental e que, no ano da matricula do curso, tenham entre 18 e 29 anos.

Foi publicado no dia 21 de julho deste ano, no Diário Oficial do Estado – e divulgado no site da Seduc –, o edital simplificado da Seduc sobre o processo seletivo para contratação imediata de professores, educadores, tradutores de Libras, coordenadores de turma e merendeiras que irão atuar no Projovem Campo, no Pará. Segundo Elisa Vieira, a seleção foi feita de forma transparente com a criação de uma página no site da secretaria, para que o candidato fizesse a inscrição e análise de currículo. “Tivemos nove mil inscritos no processo. Foi uma demanda muito significativa, mas nosso foco principal é atender os nossos professores que hoje estão na rede estadual e municipal e já têm a formação da educação do campo”.

 

Ela informa ainda que a primeira convocação já foi feita, para atender as prioridades dos municípios. “Vamos chamar essa primeira demanda, e dependendo da necessidade, fazer uma nova convocação, que se dará a partir do encaminhamento do edital”, explica. Na próxima segunda-feira, 24, será feita uma reunião para apresentar o programa aos alunos que participarão desta edição do programa. No total, são mais de mil alunos que serão atendidos nos dez municípios.

 

 

Fonte: http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=116334